A ora-pro-nóbis é planta original da América tropical, da Flórida ao Brasil. As folhas são suculentas e ela é uma PANC, planta alimentícia não convencional. Confira, então, algumas receitas para adicionar a ora-pro-nóbis ao cotidiano.
Segundo o Ministério da Saúde, o cultivo é feito por enraizamento de estacas e é muito comum utilizá-la como, por exemplo, cerca viva, em função da grande quantidade de espinhos. Seu nome vem do latim e significa “ora por nós”.
Leia mais
Benefícios da ora-pro-nóbis
A cada 100g de ora-pro-nóbis, você garante 2g de proteínas e 0,9g de fibra. Além disso, com a mesma quantidade, você encontra 26 Kcal. Entre os principais benefícios da planta estão as vitaminas — isso porque esta PANC é rica em vitamina A, C, E, K, ferro e do complexo B.
Um dos principais pontos positivos é o fácil cultivo. A planta se propaga com facilidade e se adapta a mudanças climáticas. O cultivo pode ser em casa e, para isso, basta que a PANC tenha acesso a luz solar.
Siga @likemagazinebr no Instagram e confira mais dicas de bem-estar, beleza e gastronomia.
Receitas com ora-pro-nóbis
A ora-pro-nóbis pode ser aproveitada em sopas, refogados, mistos, mexidos e omeletes. Além disso, em algumas regiões do Brasil, é comum adicionar a PANC no feijão.
Em Minas Gerais, por exemplo, as folhas são utilizadas em refogados, em substituição a outras hortaliças folhosas (como a couve, por exemplo), ou combinando com aves, como o prato “frango com ora-pro-nóbis”.
Leia mais