Decoração

Cozinha shaker: saiba tudo sobre o estilo campestre da série Doces Magnólias

Tradicional em filmes e séries de produção norte-americana, o estilo shaker tem como marca o design campestre, a funcionalidade e simplicidade. É o caso, por exemplo, das cozinhas de Doces Magnólias e Grace and Frankie, produzidas pela Netflix.

Doces Magnólias e Grace and Frankie aderiram à cozinha

Os ambientes são compostos, por exemplo, por madeira e tons aconchegantes. A arquitetura dos móveis nos transmite um ar de “casa de campo”. Segundo os arquitetos Priscila e Bernardo Tressino, à frente do escritório PB Arquitetura, este estilo foi criado em uma comunidade religiosa norte-americana do século XVIII, conhecida como “Shaker Society” ou “Shaking Quakers”.

Os shakers, seguidores da prática, tinham como foco uma vida simples, voltada ao espiritual. Além disso, a filosofia do grupo se refletia em aspectos do cotidiano e da arquitetura do ambiente.

Cozinha da série Doces Magnólias, produzida pela Netflix

Veja como aderir à cozinha shaker

Na prática, isso significa um ambiente que evita, então, revestimentos luxuosos, materiais extravagantes e adornos em excesso. As linhas são retas e limpas, os materiais são naturais e a paleta de cores é neutra.

Apostar em materiais duráveis também acompanha o estilo. “O trabalho de marcenaria é sempre de alto padrão, tanto na qualidade da madeira, usinagem e pintura. Aliados a materiais como aço inox, pedras ou lâminas ultra compactas e resistentes para áreas de bancadas”, pontua Priscila. Em geral, as bancadas são em granito, mármore, quartzo ou madeira, em escolhas sóbrias e duráveis.

Projeto de PB Arquitetura | Foto: Photons Fotografia | Henrique Ribeiro

Partindo dos pilares da filosofia, a arquitetura shaker tinha como foco, então, a funcionalidade. Os arquitetos contam que cada ambiente era projetado para a praticidade da vida cotidiana. O design privilegia a organização, deixando itens expostos e de fácil acesso. “Armários embutidos, gavetas organizadas e bancadas espaçosas, por exemplo, são características comuns destas cozinhas”, afirmam os arquitetos.

Leia mais

Como adaptação às necessidades atuais, a dupla sugere atenção ao projeto luminotécnico. Fitas de led ou spots podem incrementar e ressaltar acabamentos, nichos ou prateleiras. “Lustres e pendentes podem passear pelo estilo industrial, minimalista e clássico. São combinações que sempre dão certo”.

Escolher a cozinha shaker é dar preferência à organização e à eficiência, com design simples e elegante, composto, por exemplo, por materiais duradouros, sintetiza a equipe.

Projeto de PB Arquitetura | Foto: Photons Fotografia | Henrique Ribeiro

Siga @likemagazinebr e veja mais dicas de decoração, moda e beleza!

Amanda Bernardo

Graduanda de jornalismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Experiência em cobertura das principais feiras de decoração, arquitetura e design nacionais, como CASACOR e Mostra Glass. Cobre, ainda, novidades sobre moda, beleza, cultura e bem-estar. Além de repórter no digital, integra a produção do programa de rádio Like 103.3, do impresso e das redes sociais. Apaixonada pela escrita e por séries, livros e filmes de comédia romântica.

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. Marta Lucia Martins diz:

    Bom dia eu quero opinar p esta série Doces Magnólias. É tão encantadora leve. Já assisti três vezes. Estou aguardando ansiosa os próximos episódios. 😘😘😘😘😘

  2. Estou ansiosa pela nova temporada de Doces Magnólia! Gostei tanto!.. poderia ter dez temporadas de tão boa e leve que é essa série!..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *