Lidar com uma pessoa difícil é, justamente, difícil. E nessa tarefa, perder a cabeça é quase natural — mas não pode ser a regra! Nesse processo, algumas dicas podem te ajudar. Confira a seguir:
Seja consciente da perspectiva
É importante entender que esta é a sua perspectiva sobre alguém. Aquela pessoa não é chata, este é apenas o rótulo que você deu, com base na sua visão. Trabalhar a perspectiva é fundamental como primeiro passo do processo.
Se pergunte: por que isso te tira do sério?
Algumas etapas para aprender a lidar com pessoas difíceis envolvem questionamentos. Nesse momento, se pergunte: por que esse comportamento causa desconforto?
Exercite a empatia em você
Entender o que leva alguém ao ato que causa incômodo é um passo importante. Por exemplo: seu vizinho sempre é inconveniente no elevador. Então, se pergunte: o que o leva a esses comportamentos? O que pode causar essa inconveniência? Uma rotina cansativa de trabalho, talvez? Faça o esforço de se colocar no local do outro.
Falar pode resolver o problema
Após se questionar e entender na íntegra o porquê de ser tão difícil manter esse vínculo de uma maneira leve, talvez seja hora de conversar. Você acredita que há espaço para melhora na relação? Deseja que essa conexão se estabeleça? Então falar sobre os seus sentimentos pode ser a saída. Busque expressar suas emoções de maneira ponderada e respeitosa — afinal, muito provavelmente, a pessoa não imagina que você tem essa percepção.
Nada de explosões
Ainda que você sinta vontade de explodir, isso é maléfico para você e para quem está à sua volta. Algumas técnicas podem ajudar nesse processo de evitar rompantes, como respirar fundo, fechar os olhos ou beber um copo d’água.
Frases de escape, sempre
Se o encontro for inevitável, você vai precisar de frases de escape para não estender o assunto. Então, abuse de saídas estratégicas! “Pois é”, “interessante isso!” ou “bem pensado” são algumas das formas de levar a conversa ao fim.
Se você também sente a vontade frequente de perder o réu primário, o programa de hoje é para você! Nele, trazemos dicas de como lidar com aquela pessoa difícil e conversamos com Ramon Tedesco, advogado, sobre como funciona o processo da perda do réu primário.