Carreira

Liderança feminina cresce, mas ainda existe o desafio da dupla jornada

As mulheres têm alcançado cada vez mais posições de liderança em diferentes setores da sociedade. E não é diferente no mundo corporativo, onde têm demonstrado habilidades excepcionais de liderar equipes e organizações. A taxa de participação feminina no mercado de trabalho vêm crescendo de 34,8% em 1990 para 54,3% em 2019, de acordo com os índices da Fundação Getúlio Vargas. Porém, o gênero feminino também enfrenta uma dupla jornada maior, são 7 horas a mais em comparação aos homens, em atividades que envolvem afazeres domésticos e as demandas de trabalho, de acordo com os índices do estudo Retrato da Desigualdade de Gênero e Raça do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea).

Freepik Aumenta número de mulheres na liderança, mas dupla jornada persiste

Em contrapartida, os números de CEOs mulheres no Brasil vêm aumentando de 13% em 2019 para 17% em 2022, segundo dados do Panorama Mulheres, da Talenses Group. Ainda existe espaço em direção a índices maiores, uma pesquisa da Global Female Leaders Outlook (GFLO) realizada com líderes mulheres no Brasil e no mundo, mostra que 96% delas acreditam que existe um longo caminho a ser percorrido, para garantir uma diversidade efetiva de gênero nos níveis de gestão das empresas. Ter um time feminino pode trazer vários benefícios. Confira alguns: 

Diversidade

Equipes mais diversas trazem novas perspectivas e experiências, além de uma abordagem mais abrangente e inovadora para os desafios enfrentados pela equipe.

Resolução de conflitos

A mulher tende a trazer uma abordagem mais colaborativa e empática para resolução de conflitos. Portanto, isso promove uma comunicação aberta e a harmonia entre o time.

Criatividade e inovação

A diversidade de pensamento e perspectiva trazida por um time feminino pode estimular a criatividade e inovação ao mesmo tempo contribuindo para soluções eficazes.

Retenção de talento

Ambientes inclusivos têm mais tendências a atrair e reter talentos qualificados. Mulheres que se sentem valorizadas e respeitadas no ambiente corporativo têm uma maior probabilidade de permanecer na equipe por longo prazo.

Impacto Social

Trabalhando a igualdade de gênero no ambiente corporativo, um time feminino pode contribuir para uma mudança cultural na sociedade. Além disso, é um exemplo positivo para outras organizações, além de ajudar a reduzir estereótipos de gênero e desigualdade.

Quer saber mais sobre carreira? Acesse aqui.

Lohana Souza

Estudante de jornalismo do último semestre da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tenho experiência na produção de conteúdo para o digital. Além de repórter no digital, integro a produção do programa de rádio Like 103.3, do impresso e das redes sociais. Nestes canais, produzo conteúdos sobre moda, beleza, saúde, bem-estar e cultura. Amo assistir filmes, séries e documentários.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *