Bem-Estar

O que é menopausa e quais são os sintomas?

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, ou seja, simboliza a última menstruação. Segundo o Ministério da Saúde, ocorre, geralmente, entre os 45 e 55 anos. Contudo, o período pode chegar precocemente para algumas mulheres, sendo conhecido como menopausa prematura. Neste conteúdo, confira mais sobre o que é a menopausa e quais são os principais sintomas.

O órgão também esclarece que climatério e menopausa costumam ser usados como sinônimos erroneamente, uma vez que são fases diferentes do ciclo feminino. O climatério é o momento de transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo.

Já a menopausa é a interrupção da menstruação. E embora não deva ser encarado como problema de saúde, acarreta em algumas dificuldades. Este processo natural também representa a chegada de uma série de sintomas.

Mulher negra com sintomas de menopausa
Pinterest A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual

Quais são os sintomas?

A maioria das mulheres começa a sentir sintomas no início do climatério, com aumento crescente devido a diminuição progressiva dos hormônios femininos. No entanto, o Ministério da Saúde destaca que há mulheres que são assintomáticas. Abaixo, confira quais são os principais.

  • Ondas de calor ou fogachos: episódios súbitos de sensação de calor na face, pescoço e parte superior do tronco, geralmente acompanhados de rubor facial, suores, palpitações no coração, vertigens, cansaço muscular. Quando mais intensos, podem atrapalhar as tarefas do dia a dia;
  • Irregularidades na duração dos ciclos menstruais e na quantidade do fluxo sanguíneo;
  • Manifestações como dificuldade para esvaziar a bexiga, dor e pressa para urinar, perda de urina, infecções urinárias e ginecológicas, ressecamento vaginal, dor à penetração e diminuição da libido;
  • Sintomas psíquicos: a redução dos níveis de hormônios femininos interfere com a liberação de neurotransmissores essenciais para o funcionamento harmonioso do sistema nervoso central, resultando no aumento de queixas de irritabilidade, instabilidade emocional, choro descontrolado, depressão, distúrbios de ansiedade, melancolia, perda da memória e insônia;
  • Alterações na pele, como perda do vigor, e nos cabelos e nas unhas, que afinam e quebram;
  • Alterações na distribuição da gordura o corpo, com acúmulo na região abdominal;
    Perda de massa óssea característica da osteoporose e da osteopenia;
  • Risco aumentado de doenças cardiovasculares: a doença coronariana é a principal causa de morte depois da menopausa.

Gostou? Então, leia mais sobre saúde e bem-estar aqui.

Daiani Aguiar

Jornalista formada pela universidade Feevale e pós-graduanda em moda pela PUCRS, com cursos de branding pessoal e fashion content. Atua na comunicação desde 2020, com experiência em rádio, agência de marketing, assessoria de imprensa e hard news. Comunicadora do Like 103.3 na ABC FM e repórter nos veículos segmentados do Grupo Sinos, realiza entrevistas e produz reportagens especiais. No impresso, no digital e nas mídias sociais, produz conteúdo multiplataforma sobre as tendências em moda, lifestyle e beleza. Presta assistência em editoriais de moda e cobre as principais feiras calçadistas da América Latina. É defensora dos Direitos Humanos, não come carne e ama gatos, filmes clássicos e viagens.

E-mail: daiani.aguiar@gruposinos.com.br

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *