Na última segunda-feira (16), foi celebrado o Dia Mundial da Alimentação Saudável, uma data para conscientizar a todos sobre a importância de consumir alimentos nutritivos e saudáveis.
Uma alimentação balanceada é aquela que fornece todos os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Para isso, ela precisa compor frutas, legumes, verduras, grãos integrais, proteínas e gorduras saudáveis.
No entanto, no Brasil a alimentação saudável ainda é um desafio para grande parte da população. Segundo o Ministério da Saúde, 6 em cada 10 brasileiros não consomem frutas e hortaliças diariamente. Ademais, a entidade ainda informou que quase 7 milhões de brasileiros estão obesos, fato que evidencia o consumo exacerbado de alimentos ultraprocessados.
“Manter uma alimentação saudável desempenha um papel vital na preservação tanto da saúde física quanto mental, prevenindo condições crônicas como doenças cardíacas e diabetes. Além disso, fortalece o sistema imunológico, auxilia no gerenciamento do peso e aprimora significativamente a qualidade de vida”, explica a coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Suely Ribeiro Bampi.
Para promover escolhas alimentares conscientes, é preciso de uma boa educação nutricional. Afinal, é preciso que as pessoas tenham acesso a informações corretas sobre nutrição e consigam fazer escolhas adequadas para as suas necessidades.
Quer saber mais dicas de bem-estar e saúde? Clique no link e confira!