A retenção de líquidos é o acúmulo de água fora dos vasos sanguíneos e linfáticos do organismo, ou seja, nos tecidos corporais. O problema afeta principalmente as pernas, mãos, barriga e a região do tornozelo. A seguir, veja como diminuir o inchaço causado por isso.
Beba bastante água
A desidratação é um dos fatores que pode estimular o aparecimento do inchaço. Por isso, quanto mais água você ingerir, mais toxinas irá eliminar pela urina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que para identificar o número de mililitro (ml) de água ideal a ser consumida por dia, você deve multiplicar o seu peso atual por 35. O resultado é a quantidade indicada.
Pratique exercícios físicos regularmente
Praticar exercício físico auxilia no combate ao inchaço, pois, ao nos exercitarmos, há um aumento da perda de líquidos através do suor. Além disso, o metabolismo dos órgãos, incluindo os rins, é acelerado.
- Siga a Like Magazine no Instagram
Coma frutas que auxiliam na eliminação de líquidos
Algumas frutas auxiliam na eliminação de líquidos, como melancia, melão e abacaxi. Isso porque, são ricas em compostos bioativos que, aliados a uma boa ingestão de água, diminuem consideravelmente o inchaço e a retenção. Além das frutas, alguns chás também contribuem com o processo de desinchar.
Drenagem linfática no auxílio à retenção de líquidos
Outra maneira de se livrar do problema é por meio da drenagem linfática, uma massagem específica que pode ser realizada com ou sem aparelhos. Trata-se de uma técnica composta por manobras suaves, lentas e rítmicas feita com as mãos, que obedecem o trajeto do sistema linfático superficial. O número de sessões recomendado fica entre cinco e dez, a depender de cada caso.
Restrinja o sal adicionado na comida
O sódio está presente no sal branco e refinado. Quando há o consumo de uma refeição com quantidades excessivas de sódio, as células retêm água temporariamente. Ou seja, procure manter dietas equilibradas.
Gostou do conteúdo? Então, cadastre o seu e-mail para receber mais dicas da Like Magazine.