Bem-Estar

Como melhorar a saúde mental em 2024? Saiba dicas de especialista 

Se livrar de sentimentos como estresse e melancolia não é tão fácil quanto parece. Entra ano, sai ano, as pressões sociais e exigências por alta produtividade continuam a afetar o emocional de toda a população. As redes sociais, principalmente, é um dos fatores para aumentar a autocobrança e sensação de inadequação. Portanto, o psicólogo especialista em ansiedade e depressão, Lucas Freire, comentou sobre como melhorar a saúde mental em 2024.

Como melhorar a saúde mental
Como melhorar a saúde mental

Autoconhecimento, gerenciamento de ansiedade e, se necessário, acompanhamento psicológico, são ferramentas importantes para preservar a saúde mental ao longo do tempo. 

Brincar e viver atividades lúdicas que podem ajudar diretamente a reduzir tensões, promover resiliência, inteligência emocional e aumentar a sensação de conexão com outros. Isso porque, com a liberação de endorfinas, os hormônios promovem sensações de felicidade e bem-estar, proporcionando um alívio natural e muito saudável. 

Manter conexões sociais também é importante. A ludicidade frequentemente envolve interações sociais essenciais para a nossa saúde. Participar de jogos, esportes ou atividades em grupo pode fortalecer os laços sociais e proporcionar um senso de pertencimento. 

Em momentos desafiadores, principalmente os que acabam chegando em épocas festivas, como o Natal e Ano Novo, esses momentos de conforto são importantes para o desenvolvimento e progresso do tratamento. 

Anna Júlia Rodrigues

Graduanda em jornalismo na Universidade Feevale, com experiência em planejamento de conteúdo digital, notícia de entretenimento, hard news, produção de rádio e cobertura de eventos no setor cultural. Escreve sobre tendências de moda e assuntos mais comentados do momento.
Apaixonada por gatos, séries, documentários e livros baseados em fatos reais. Não dispensa sushi e uma boa comida italiana.
Contato: anna.rodrigues@gruposinos.com.br

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *