Bem-Estar

Como melhorar a comunicação entre o casal? Psicóloga explica três passos

Não existe um relacionamento positivo sem uma boa e efetiva comunicação. A regra é válida para relações amorosas, de amizade ou profissionais. No entanto, mesmo que a instrução pareça simples, falar o que deseja (ou não) pode ser uma tarefa complexa. Por isso, saber como melhorar a comunicação entre o casal é fundamental. Para a psicóloga clínica Ana Streit, essa missão passa por trabalhar aspectos como clareza e assertividade.

“[É necessário] saber o que você quer e precisa dizer e ter habilidades para falar, sem ser agressivo, nem passivo”, comenta a profissional. Ana Streit é psicóloga clínica, Mestre em Psicologia e Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela PUC-RS. No Instagram @anacstreit, comunica para cerca de 150 mil pessoas sobre como criar conexões saudáveis.

Ana Streit
Divulgação/Ana Streit

Três passos para melhorar a comunicação

Saiba quem é o “inimigo”

Para melhorar a comunicação em um relacionamento amoroso, a psicóloga defende que é necessário trabalhar, por exemplo, a transparência e a colaboração. “O casal precisa mudar as conversas de ‘eu X você’ para ‘eu e você X o problema’. Para isso, fortalecer a assertividade é fundamental, afinal, é preciso se expressar claramente, tanto em questões negativas, quanto positivas. Quando falta assertividade, é como se as pessoas não conseguissem traduzir o que sentem, nem em palavras, nem em ações”, sintetiza.

Tenha conversas difíceis

Parte da melhora da comunicação entre o casal envolve, também, enfrentar conversas difíceis. Nessas horas, Ana defende que é preciso ser firme, sem deixar de lado a empatia. “Em conversas difíceis é fundamental sermos firmes com nossos posicionamentos, ao mesmo tempo em que teremos empatia com os pontos do outro. É importante regular a emoção e escolher um momento e local apropriado, não ter conversas difíceis com pressa ou com nossas necessidades básicas desatendidas, como fome, descanso ou sono”, sugere a profissional.

Ferramenta DEARMAN

Segundo a psicóloga, uma ferramenta chamada DEARMAN pode ajudar no processo de comunicar-se. “Trata-se de sete passos: descrever, expressar, assertividade, reforçar, manter-se em mindfulness, aparentar confiança e negociar”, explica Ana.

Amanda Bernardo

Graduanda de jornalismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Cobre eventos e novidades de beleza, com foco em tendências e lançamentos de cabelo. Tem experiência em cobertura de feiras sobre decoração, como CASACOR e Mostra Glass. Além de repórter no digital, integra a produção do programa de rádio Like 103.3, do impresso e das redes sociais. Apaixonada pela escrita e por séries, livros e filmes de comédia romântica.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *