Bem-Estar

Acompanhamento psicológico para cirurgia bariátrica; saiba mais 

A redução do estômago, procedimento conhecido como bariátrica, é indicado para tratar casos de obesidade grave. O processo realiza uma mudança na forma original do órgão, com o objetivo de reduzir a capacidade de receber alimentos. A seguir, entenda a importância do acompanhamento psicológico antes e depois da cirurgia.

Decidir passar pela cirurgia vai além do aspecto físico e, antes de mais nada, a terapia desempenha um papel fundamental no processo. De acordo com a coordenadora do curso de psicologia da Faculdade Anhanguera, Luana Galleno Mello, essa decisão não envolve apenas a mudança de aparência mas, acima de tudo, o bem-estar emocional do paciente. 

 

Acompanhamento psicológico
Acompanhamento psicológico para bariátrica

Acompanhamento psicológico no pré-operatório

A terapia antes da cirurgia auxilia na preparação emocional e para assimilar as motivações. identifica padrões de comportamento alimentar, inclusive, para lidar com todas as mudanças que vão surgir no pós e ao longo de toda a vida.

Pós-operatório

Entretanto, no pós cirurgia, a terapia desempenha um papel  fundamental para conseguir prosseguir com o processo que demanda muito tempo, paciência e motivações. As mudanças na imagem corporal podem desencadear distorção de imagem, ansiedade, mudanças de humor e, até mesmo, depressão. 

Anna Júlia Rodrigues

Graduanda em jornalismo na Universidade Feevale, com experiência em planejamento de conteúdo digital, notícia de entretenimento, hard news, produção de rádio e cobertura de eventos no setor cultural. Escreve sobre tendências de moda e assuntos mais comentados do momento.
Apaixonada por gatos, séries, documentários e livros baseados em fatos reais. Não dispensa sushi e uma boa comida italiana.
Contato: anna.rodrigues@gruposinos.com.br

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *