A redução do estômago, procedimento conhecido como bariátrica, é indicado para tratar casos de obesidade grave. O processo realiza uma mudança na forma original do órgão, com o objetivo de reduzir a capacidade de receber alimentos. A seguir, entenda a importância do acompanhamento psicológico antes e depois da cirurgia.
Decidir passar pela cirurgia vai além do aspecto físico e, antes de mais nada, a terapia desempenha um papel fundamental no processo. De acordo com a coordenadora do curso de psicologia da Faculdade Anhanguera, Luana Galleno Mello, essa decisão não envolve apenas a mudança de aparência mas, acima de tudo, o bem-estar emocional do paciente.
Acompanhamento psicológico no pré-operatório
A terapia antes da cirurgia auxilia na preparação emocional e para assimilar as motivações. identifica padrões de comportamento alimentar, inclusive, para lidar com todas as mudanças que vão surgir no pós e ao longo de toda a vida.
Pós-operatório
Entretanto, no pós cirurgia, a terapia desempenha um papel fundamental para conseguir prosseguir com o processo que demanda muito tempo, paciência e motivações. As mudanças na imagem corporal podem desencadear distorção de imagem, ansiedade, mudanças de humor e, até mesmo, depressão.