Beleza

5 passos simples que você não deve abrir mão para cuidar das axilas

As axilas começam a aparecer à medida que a temperatura sobe. E se você deixou de lado os cuidados com a região na estação fria, é preciso retomá-los para manter a área hidratada e livre de problemas. Por isso, aprenda como cuidar das axilas em cinco passos a seguir!

A boa higiene é o primeiro passo para preservar a saúde das axilas, explica a médica dermatologista Mayla Carbone. A limpeza diária é imprescindível para controlar o odor, prevenir irritações e melhorar a eficácia de tratamentos e produtos complementares, por exemplo.

Como limpar as axilas corretamente?

Em primeiro lugar, é importante entender que a região é uma zona intertriginosa. De maneira simples, isso significa que devido à dobra da pele, a tendência é que a área fique úmida e possa abrigar bactérias específicas e organismos fúngicos.

“O cuidado e a limpeza adequados são importantes para reduzir a umidade indesejada e manter o equilíbrio natural do microbioma”, conta Mayla. “No entanto, isso deve ocorrer com delicadeza, como por exemplo, lavar as axilas uma vez por dia e alternar entre diferentes produtos de limpeza para o corpo ou para a região com pH balanceado”.

Mulher branca com cabelo curto e castanho, usando regata branca e short, e sorrindo com um braço levantado e a axila à mostra
Freepik

Esfoliar as axilas é necessário?

A resposta é sim! “Muito óleo, poros entupidos, espinhas e um acúmulo de células da pele mortas, opacas e às vezes descoloridas são motivos pelos quais a esfoliação deve se estender à região”, explica Mayla. Use máscaras esfoliantes ou esfoliantes, por exemplo, para remover células mortas e resíduos da pele.

Depilação com cuidado

Se você é do time que depila as axilas, é preciso adicionar alguns cuidados à rotina. A dermatologista indica utilizar uma lâmina afiada e limpa, evitar pressionar com força e seguir a direção do crescimento do pelo para reduzir a irritação.

Hidratação sob medida

A região das axilas também precisa de hidratação. A recomendação da profissional é usar loção corporal ou para as axilas com pH balanceado de uma a duas vezes por semana.

Desodorante requer cuidado

“Se o seu desodorante estiver causando irritação ou deixando muitos resíduos na pele e nas roupas, escolha outro”, explica. Nesse caso, vale buscar produtos sem fragrância e que não tenham componentes como ftalatos, parabenos, sulfatos ou corantes, por exemplo.

Outro ingrediente requer cuidado: o alumínio. “Os antitranspirantes que contêm salvam vidas para alguns, mas nem todos precisam dele nos cuidados diários com as axilas”. A menos que seja necessário bloquear a umidade devido à hiperidrose — suor excessivo —, Mayla recomenda evitar estas fórmulas. “É possível prevenir o odor sem bloquear o suor. O suor é intencional; o odor é evitável.”

Amanda Bernardo

Jornalista formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Cobre eventos e novidades de beleza e decoração, com foco em tendências e lançamentos. Tem experiência em cobertura de feiras sobre decoração, como CASACOR e Mostra Glass. Além de repórter no digital, integra a produção do programa de rádio Like 103.3 e do impresso. Apaixonada pela escrita e por séries, livros e filmes de comédia romântica.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *