Areia branquinha, sol, vento e um mar verde-azul quentinho. Parece que estamos falando de um destino no exterior, mas a resposta correta é Santa Catarina. O território catarinense é um dos principais escolhidos pelos gaúchos, de acordo com uma pesquisa realizada em 2020 pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur). O estudo contou com 1,4 mil respondentes de 20 estados brasileiros e nove países da América do Sul, Europa e Oceania. Segundo os dados, 90% das pessoas desejam viajar para Santa Catarina, sendo destas, 95% brasileiros e 78% residentes do próprio local.
Com potencial atrativo o ano todo, mas principalmente para o verão, a chegada da temporada de calor intensifica o movimento de turistas que buscam por lazer e boa gastronomia durante as férias. Conforme a Santur, são 295 cidades turísticas, mas, em geral, as regiões mais procuradas são a Grande Florianópolis e a Serra Catarinense. Por isso, para curtir as férias em um refúgio tranquilo, a dica
é adicionar à rota municípios menos conhecidos. Além de praias paradisíacas, também é possível desbravar as montanhas por meio de trilhas e aproveitar as belas paisagens.
A seguir, confi ra dois pontos turísticos do lado B de Santa Catarina para explorar e curtir a estação da melhor maneira. Insira-os em seu itinerário familiar, prestigie a natureza e se desconecte. Boa viagem!
Descubra Governador Celso Ramos
Distância:
Novo Hamburgo/Governador Celso Ramos: 6 horas de carro (502 km).
Ainda pouco desbravada por turistas, os cenários são de emocionar. A aventura começa desde a subida das montanhas até chegar ao pequeno município, coberto por extensa vegetação e uma brisa gostosa. Ao visitar, é preciso reservar tempo para curtir a Praia da Armação da Piedade, lugar histórico e uma das mais belas de lá. O mar calmo e de coloração clara parece uma piscina. O vilarejo mantido por nativos é ideal para quem busca tranquilidade, mas não oferece infraestrutura. Na enseada também ficam praias próximas como Bananeiras, Tinguá, Figueira, Praia Grande e das Cordas.
Outra que não pode faltar no roteiro é a Praia de Ganchos de Fora, enfeitada por inúmeros barcos de pescadores. Esta não é propícia para banho, mas o local tem quatro belas prainhas entre as rochas, que podem ser descobertas por trilhas em caminhadas curtas, com águas sossegadas. Também esconde dois recantos mais desertos: a Praia de Fora e a Praia das Conchas. Prepare-se para se apaixonar!
Mergulhe em Porto Belo
Distância:
Novo Hamburgo/Porto Belo: 6h e 8min de carro (516 km).
Para quem está em busca de belezas naturais e infraestrutura de qualidade, Porto Belo é a escolha certa. Situada no Litoral Sul, entre Itapema e Bombinhas, a cidade possui praias urbanas e natureza preservada, com destaque para a Ilha de Porto Belo e a Praia do Estaleiro. A primeira tem mar calmo, faixa estreita de areia e sombras da vegetação que a rodeia. Partindo da Praia da Enseada, o acesso acontece por lancha com travessia de cerca de 900 metros.
A segunda tem águas mornas e transparentes, ideais para mergulhos e banho. O cenário encantador é um dos mais bonitos do município. O acesso por carro é limitado, sendo necessário fazer uma trilha por, aproximadamente, 150 metros até chegar no local. Outra atração da ilha é o Ecomuseu Univali, um espaço cultural que resgata costumes da história das comunidades litorâneas. Confira mais informações em ilhadeportobelo.com.br.
Porto Belo oferece encantos naturais e calmaria, mas também tem potencial de despertar o espírito aventureiro dos turistas, com a prática de tirolesa e esportes náuticos como wakeboard, caiaque, banana boat, mergulho, barco, lancha e stand-up. Aproveite!