A expressão se tornou comum e, por isso, você pode ter se questionado: o que é a síndrome da Mulher-Maravilha? A síndrome da Mulher-Maravilha não é uma doença. O termo, ainda que pareça, não representa uma doença. Na verdade, ele é utilizado para explicar o comportamento e os sintomas de algumas mulheres sobrecarregadas que cumprem diversos papéis.
O termo relembra a heroína dos quadrinhos da DC Comics. Ele representa aquelas mulheres que se dividem entre trabalho, casa e filhos em uma rotina sobrecarregada. Em geral, essas mulheres tentam “abraçar” diversas tarefas no seu dia a dia — o que causa um aumento da carga mental.
Para evitar o problema, dois passos são fundamentais: a mudança de comportamento das mulheres e a transformação estrutural na sociedade, através de uma educação infantil mais igualitária.
Como evitar a síndrome da Mulher-Maravilha?
O primeiro passo é a conversa
Falar sobre o problema é fundamental para que seja possível resolvê-lo. Estabelecer uma nova divisão de tarefas pode ser o caminho para que a família encontre um formato mais sustentável.
Você não vai funcionar 24 horas por dia
Nada vai mudar se você não entender que não é uma máquina. Não assuma mais demandas do que deveria. O caminho é complicado — e envolve nossa quarta dica —, mas vale a pena.
É preciso saber delegar tarefas
Desapegar do controle da execução de uma tarefa é uma atividade difícil. Ainda assim, é preciso que isso seja feito. Nesse processo, lembre-se: pedir ajuda não é um sinal de fracasso!
Você vai distribuir alguns nãos (e está tudo bem)
Quando falamos “sim” para o outro, muitas vezes, estamos abrindo mão de algo que é fundamental para nós. O trabalho de “não estar sempre disponível” é complexo e leva tempo, mas compensa.
Você não vai conseguir zerar a lista de tarefas
Seja em casa, no trabalho ou com os filhos: zerar a lista de tarefas é quase impossível. Há sempre louça para lavar, roupas para estender e um cômodo para organizar. Defina prioridades e crie listas reais, que caibam nas 24 horas do seu dia.
Se essas dicas foram úteis para você, você também vai gostar de conferir nosso papo na íntegra sobre o assunto! E aí, se identifica com alguma dessas situações e decidiu mudar? Então bora de play no episódio do Like 103.3!