Podcast Like 103.3

Como cuidar da alimentação no inverno? Ouça o Like 103.3

Durante o inverno é comum surgirem condições como imunidade baixa, doenças respiratórias e dores de cabeça, que podem vir a impactar a qualidade de vida. Por outro lado, com um estilo de vida equilibrado, que inclui bons hábitos diários como alimentação nutritiva, sono de qualidade e a prática de exercícios físicos, é possível aproveitar o período mais charmoso do ano com ainda mais saúde e disposição. Quem explica isso, à convite da Jasmine, é a nutricionista Adriana Zanardo.

“O corpo humano gasta mais energia para se manter aquecido e, tendo em vista que o sistema imunológico pode ficar enfraquecido com a deficiência de nutrientes, pode ser que se tenha maiores dificuldades na formação das células de defesa, como também no funcionamento adequado no combate de patógenos. Assim, é necessário manter bons hábitos que possam vir a fortalecer as defesas do organismo, o que inclui a prática de atividade física, sono de qualidade, controle do estresse e alimentação saudável”, destaca Adriana.

Como cuidar da alimentação no inverno?

Alimentação no inverno
Freepik

Já em relação à alimentação, a regra básica para aproveitar a estação com mais sabor é optar por alimentos ricos em vitaminas e nutrientes. Se for possível priorizar alimentos da safra e orgânicos, melhor ainda, explica. A respeito de nutrientes específicos, as evidências científicas sugerem benefícios com o consumo diário de alimentos fontes de zinco, vitamina C e vitamina D, complementa.

Quer seguir no papo sobre alimentação? Então ouça o Like 103.3!

“O zinco pode ser encontrado em chocolate amargo, arroz integral, quinoa, aveia, abacate e grãos como castanhas de caju, castanha-do-pará, feijão e lentilha. Já a vitamina C, está presente na composição das frutas como acerola, mamão, goiaba e kiwi. A vitamina D surge na gema do ovo, leite integral, atum e salmão”, acrescenta.

O sono de qualidade também é um fator fundamental para a manutenção da saúde, não somente durante o inverno, mas ao longo de todas as estações. “Existem alimentos que contribuem para a produção de melatonina, hormônio indutor do sono. É o caso da aveia, que contém boas quantidades de triptofano”, esclarece.

Amanda Bernardo

Jornalista formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Cobre eventos e novidades de beleza, com foco em tendências e lançamentos de cabelo. Tem experiência em cobertura de feiras sobre decoração, como CASACOR e Mostra Glass. Além de repórter no digital, integra a produção do programa de rádio Like 103.3 e do impresso. Apaixonada pela escrita e por séries, livros e filmes de comédia romântica.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *