Gastronomia

Como preparar picanha ao forno

O corte preferido do brasileiro está com moral. Presença garantida nos churrascos do País, a picanha foi reconhecida como o segundo melhor prato do mundo em ranking do TasteAtlas, plataforma croata que mapeia artigos e críticas gastronômicas. O site divulgou o TasteAtlas Awards, lista que avalia os melhores pratos e receitas típicas de diversos países. O ranking leva em conta um apanhado de críticas e avaliações feitas por usuários e profissionais do mundo inteiro, classificando os pratos com notas de 1 a 5.

A picanha levou nota 4,86 e ficou na frente de pratos populares como a pizza marguerita, o ceviche e o steak au poivre. O corte brasileiro só ficou atrás do Karê, uma espécie de curry típico da culinária japonesa. Não é de hoje que a picanha vem ganhando destaque internacional. Apesar do corte não ser muito consumido nos Estados Unidos e em países europeus, é reconhecido internacionalmente como uma carne nobre e saborosa, sempre associada ao churrasco e à gastronomia brasileira.

Além da picanha, pelo menos mais quatro pratos típicos do Brasil figuram no ranking especial. A vaca atolada, tradicional na culinária caipira, surpreendeu e ficou na 29º colocação. Já a moqueca, ensopado de peixe muito consumido no nordeste, ficou em 49° lugar. Por fim, o feijão tropeiro ficou em 50º, representando a culinária do sudeste e centro-oeste.

Já que a carne recebeu destaque internacional, preparamos a seguir uma receita fácil e suculenta de picanha assada e fatiada. É a opção perfeita para momentos de confraternização entre família e amigos. Como acompanhamento, você pode optar por uma brasileiríssima farofa e, claro, aquela saladinha de sua preferência. Bom apetite!

Picanha ao forno receita
Adobe Stock Picanha ao forno receita
Picanha ao forno

INGREDIENTES

• 1 peça de picanha de aproximadamente 1 kg;
• 1 colher de sopa de sal;
• 1 colher de chá de pimenta calabresa seca;
• Suco de 2 limões;
• 2 folhas de louro;
• 2 tomates maduros em rodela;
• 2 cebolas em rodela.

MODO DE PREPARO

• Tempere a picanha com sal, pimenta, suco de limão e louro em um refratário previamente forrado com as rodelas de tomate e de cebola.
• Cubra o refratário com alumínio, mas evitando encostar na carne e vedando muito bem as laterais.
• Se preferir, coloque tudo dentro de um saco próprio para assar, procedendo conforme as instruções da embalagem e dispense o papel alumínio.
• Asse por uma hora no forno elétrico a 180 graus.
• Espere esfriar totalmente para fatiar e sirva com o molho de sua preferência.
• Caso não esteja no ponto desejado, asse um pouco mais.

DICA

O ponto ideal da picanha é mal passado internamente e dourado externamente. O máximo que se admite é ao ponto. A picanha bem passada, além de perder sabor, endurece. Fica a dica!

Picanha ao forno como fazer
Adobe Stock Picanha ao forno como fazer

Luana Rodrigues

Jornalista especialista em Meios Digitais e pós-graduada em Marketing. Tem quase 20 anos de experiência em redação e é editora-chefe da Like Magazine e do Jornal Exclusivo. Escreve sobre moda e beleza, coordenando e produzindo editoriais. Também participa das principais feiras de calçados do Brasil e do mundo. Apaixonada pelo universo dos perfumes, estuda sobre o tema e faz vídeos diários no Instagram comentando sobre novidades na área da perfumaria. Me siga em: @luarodrigues_rs.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *