Carreira

Pensa em empreender? Confira dicas para ter sucesso no negócio 

Abrir o próprio negócio pode ser um grande desafio, no entanto, a busca por conhecimentos antes e durante o processo para quem pensa em empreender, pode ser uma aliada para o sucesso. Isso é o que explica o vice-presidente de aquisição e receita da Contabilizei, Guilherme Soares. A seguir, veja o que ele comenta sobre os principais erros que podem ser fatais para micro e pequenas empresas. 

Pensa em empreender
Reprodução/Redes sociais Pensa em empreender

Dicas para quem pensa em empreender

O plano de negócios é a organização da ideia no papel e uma das principais ferramentas para estruturar a teoria que leva à ação. Quando uma pessoa cria um negócio novo, não desenvolver um modelo norteador desencadeia falta de direção e processos, gerando uma série de desafios e incertezas, que impactam diretamente no sucesso do negócio. Com a estratégia definida, é possível testar as possibilidades, ganhar mercado e manter o negócio em um bom patamar”, explica o executivo.

Antes de mais nada, é preciso formalizar as informações da empresa e descrever os objetivos. Portanto, tenha em mente e “no papel” o caminho que deseja seguir para alcançar o público. Sendo assim, o seu foco precisa estar alinhado. 

Organização

As ações operacionais, financeiras e de marketing, também são importantes para alavancar o negócio. O formato pode ser simples: em um documento ou mesmo utilizando um modelo Canvas, por exemplo. 

“Quem está começando não pode contar apenas com o lucro obtido pela empresa. Não se organizar antes de iniciar o negócio limita o crescimento e a expansão da empresa. Que precisará trabalhar com o lucro obtido inicialmente como capital de giro para cumprir com as obrigações. É preciso ter capital suficiente para abrir o negócio e sustentar-se até que a empresa dê resultados. Mantendo o equilíbrio entre ativos e passivos, custos fixos e variáveis. Por isso vale pensar em algo entre 6 e 12 meses, pelo menos, como segurança”, orienta.

Segundo o vice-presidente da Contabilizei, uma das principais falhas cometidas pelo empreendedor que está começando é misturar as despesas pessoais com as despesas de pessoa jurídica. Além de contribuir para a falência da empresa, a prática configura também erro fiscal, podendo gerar multa para o responsável.

Por fim, mas não menos importante, o especialista salienta os perigos da falta de conhecimento do mercado. Nas palavras dele, não basta apenas ter boa vontade, entretanto, é preciso entender como os grandes empreendedores funcionam. 

“Abrir e manter uma empresa exige tempo, dedicação e trabalho. Não basta apenas ter boa vontade e desejo de crescer na empresa, é preciso entender sobre o mercado, a concorrência e as rotinas financeiras. A fim de evitar até uma possível falência do micro ou pequeno empreendedor”, finaliza.

Anna Júlia Rodrigues

Graduanda em jornalismo na Universidade Feevale, com experiência em planejamentos de conteúdos digitais, cobertura de entretenimento e como social media. No digital e impresso, escreve sobre moda, beleza, gastronomia, bem-estar e variedades. Além de repórter, integra a produção do Like 103.3. Investe tempo lendo livros e assistindo documentários.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *