Quase todo mundo tem um colega de trabalho (ou já teve em algum momento) que costuma deixar o ambiente pesado. Isso acontece por meio de atitudes desagradáveis, gerando agressão verbal e, em casos extremos, física. Mas, afinal, o que podemos fazer para lidar com pessoas tóxicas no trabalho?
Segundo a psicóloga Célia Regina da Silva Rocha, este tipo de funcionário sente prazer em dificultar e estragar o dia dos demais colegas de trabalho. Também possui uma grande capacidade de manipular os outros e causar emoções e situações nocivas. “Geralmente, esse tipo de colaborador dramatiza situações para se sobressaírem em relação as outras”, diz a especialista.
Atitudes de um colega tóxico
Os funcionários tóxicos podem fazer elogios que não são verdadeiros. Eles tendem a criar problemas com questões pessoais, disseminam negatividade e desconfiança por meio de mágoa, medo e raiva entre os colegas. Em geral, não assumem as próprias responsabilidades, transferem a culpa de seus erros aos demais colegas e não têm empatia pelos problemas dos outros.
“Podem ser inconvenientes na forma como se dirigem aos parceiros de trabalho, humilhando-os. Utilizam sarcasmo, apontando os erros e repreendendo-os na presença dos demais colegas e ou clientes, sem se preocuparem com as consequências de suas atitudes. Não se mostram felizes com o sucesso e destaque dos demais. Sentem-se preteridos e prejudicados”, explica a docente do curso de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul.
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Depressão no ambiente de trabalho
Existe um estudo populacional, conduzido por pesquisadores da University of South Australia. Ele revelou que enfrentar um ambiente de trabalho tóxico aumenta o risco de depressão em 300%. Os dados indicam que os funcionários de organizações que não priorizam a saúde mental têm um risco três vezes maior de desenvolver depressão do que outros trabalhadores.
“Normalmente dentro do ambiente de trabalho é esperado que haja um clima e relações saudáveis entre as pessoas. No entanto, isso nem sempre acontece por conta dos indivíduos tóxicos. A forma como essas pessoas agem favorece o clima desfavorável, sobrecarregando as relações interpessoais, permeado pela insegurança e medo, gerando ansiedade, estresse e depressão”, destaca a especialista.
Relação tóxica
Esses funcionários não são denunciados no trabalho por medo de represálias, principalmente quando os agressores ocupam cargos mais elevados. “Buscamos em um ambiente corporativo relacionamento e convívios saudáveis, estabelecendo uma relação de confiança, autonomia e respeito. Mas, infelizmente pode acontecer de entrarmos numa relação com uma pessoa tóxica sem percebermos.”
Mesmo assim, a psicóloga considera pertinente lembrar que nem sempre uma pessoa difícil em ambiente de trabalho significa que essa pessoa é tóxica. Por isso, é importante se atentar aos sinais demonstrados pelo colega.
Dicas para lidar com pessoas tóxicas no trabalho
- Não se esqueça que você está em seu ambiente de trabalho, por isso busque ter uma relação estritamente profissional, convivendo e respeitando os colegas;
- Procure se afastar de comentários negativos em relação a empresa ou aos companheiros e que não fazem parte da rotina e atividades;
- Não permita que a toxidade dessa pessoa intervenha no seu emprego e na sua vida pessoal ou familiar.
É importante os funcionários estarem atentos aos seus sentimentos diante dessas pessoas, das situações vivenciadas e enfrentadas no seu cotidiano profissional de como o comportamento do agressor pode afetá-lo. “Isso poderá auxiliar na interação com esse tipo de colega, na medida em que você diferencia as pessoas difíceis das pessoas tóxicas e, principalmente conheça a si mesmo e estabeleça os seus próprios limites”, finaliza.
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