Há muito tempo as pessoas contam para as crianças que elas vieram pelas cegonhas, no ar, mas será que elas poderiam vir nadando? O parto na água é o sonho de muitas mamães. Ele é feito junto com o parto natural e, normalmente, acontece dentro de uma banheira ou piscina plástica, com água morna.
A procura pelo parto na água vem crescendo devido à sua divulgação e pelo compartilhamento das experiências de cada mulher. E não se preocupe, um estudo da Universidade de Michigan, Estados Unidos, divulgou que os partos na água são tão seguros quanto os que acontecem fora dela.
Quem pode ter um parto na água?
Para conseguir ter o parto na água, é preciso que tudo esteja favorável. Como por exemplo, o posicionamento e vitalidade do bebê, a saúde da mãe, a evolução do trabalho de parto, uma boa proporção do tamanho da cabeça do bebê e da pelve da grávida e do bem-estar físico e emocional da mãe no momento do parto.
“A futura mamãe precisa estar emocionalmente bem e segura de que o parto na água é seguro para ela e para o bebê. Ela não pode ter medo associado a este tipo de parto como, por exemplo, afogamento do bebê, ou de haver eventualmente um pouco de sangue na água”, conta a doutora Elis Nogueira, ginecologista e obstetra.
Já a água, deve ser morna para permitir uma melhor irrigação sanguínea, um relaxamento da musculatura pélvica, alívio das dores das contrações e sensação de bem-estar da mãe. Enquanto para o bebê, nascer em uma água com temperatura aquecida, gera uma sensação de tranquilidade após o stress causado pelo parto.
Mas atente-se, neste tipo de parto é preciso cuidar para que o bebê não perca temperatura corporal muito rápido e por muito tempo. Um detalhe interessante, é que o acompanhante da grávida pode entrar com ela na banheira para participar e apoiá-la no nascimento do bebê.
Agora, para que ele seja realizado em um hospital, é necessário que o ambiente tenha a infraestrutura necessária. Sendo uma sala de parto com maca obstétrica e banheira.
Além do mais, a equipe médica usada para o parto é a mesma que qualquer outro tipo. É importante ter uma equipe completa e um bom ambiente para casos de urgência.