Bem-Estar

Origem do açaí e benefícios para a saúde

O Açaí ganhou o coração dos brasileiros por conta de seus benefícios à saúde para quem pratica exercícios físicos e, é claro, por conta do “gostinho” especial e refrescante no verão. De origem da região amazônica, no norte do Brasil, com cerca de 90% da produção no Pará, atualmente ele é consumido em todo o país e de diversas formas. A seguir, veja vantagens do fruto versátil e como pode ser consumido. 

Fruta Açaí

Antioxidante

Grande fonte de antioxidantes, que desempenham a função de proteção contra danos oxidativos nas células e, inclusive, reduz o risco de doenças crônicas. 

Vitaminas 

Contém vitamina A, sendo importante aliado para a saúde da visão, pele e sistema imunológico. E, também, vitamina C, no qual contribui para proteção contra danos celulares. 

Sais Minerais

Ferro, cálcio e potássio estão muito presentes no Açaí.  O cálcio é importante para os ossos e dentes e, também, desempenha uma função importante no desenvolvimento muscular e sanguíneo. 

Combate o envelhecimento

 As propriedades antioxidantes e vitamina E, elementos que juntos formam uma grande defesa contra envelhecimento precoce, o que também, ajuda em nutrientes para a saúde do cabelo. 

Funcionamento do intestino

Estimula o trânsito intestinal, combate a prisão de ventre e diminui a probabilidade de doenças no estômago. 

Saúde do coração

Acredite se quiser, uma das frutas mais amadas pelos brasileiros, se tornou um ótimo benefício para a saúde cardiovascular. Com propriedades anti-inflamatórias, ajuda a reduzir os riscos de problemas no coração. E também, é muito positivo para quem possui níveis alterados de colesterol. 

Energia

Um bom companheiro para quem faz parte de uma vida agitada e pratica exercícios físicos; combate a fadiga e a exaustão muscular.  

Como pode ser consumido

Nas regiões de origem, é facilmente consumido de forma natural e sem conservantes. A fruta faz parte de refeições, como o almoço. Sendo consumido com frutos do mar e farinhas. 

No entanto, em outros locais a fruta chega congelada e, muitas vezes, em forma de polpa. Os gaúchos, por exemplo, inovaram a culinária com diversos complementos. Como a granola, leite em pó, frutas e doces no geral, o que deixa de ser completamente saudável. Porém, se consumido com equilíbrio também pode fazer bem ao organismo. 

Anna Júlia Rodrigues

Graduanda em jornalismo na Universidade Feevale, com experiência em planejamento de conteúdo digital, notícia de entretenimento, hard news, produção de rádio e cobertura de eventos no setor cultural. Escreve sobre tendências de moda e assuntos mais comentados do momento.
Apaixonada por gatos, séries, documentários e livros baseados em fatos reais. Não dispensa sushi e uma boa comida italiana.
Contato: anna.rodrigues@gruposinos.com.br

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *