As doenças cardiovasculares são responsáveis por mais de 20 milhões de mortes anualmente em todo o mundo, sendo um grande número comparado a outras doenças e tornando-se a principal causa de mortes no planeta. No Brasil, ainda, cerca de 14 milhões de pessoas enfrentam problemas cardíacos, resultando em pelo menos 400 mil mortes a cada ano devido a essas enfermidades.
Portanto, o tempo entre os primeiros sintomas de uma doença cardiovascular e o atendimento médico pode ser determinante para salvar uma vida, de acordo com especialistas. Por isso, é muito importante reconhecer os avisos que o corpo emite quando existe uma fragilidade relacionada ao coração.
“Muitas pessoas acreditam erroneamente que as doenças cardíacas se manifestam apenas com dores no peito. No entanto, apesar dessas dores serem o sintoma mais comum de um problema cardíaco, elas não são os únicos sinais a serem observados”, revela a supervisora do Internato de Urgência e Emergências do curso de Medicina da Universidade Positivo (UP)
Sintomas (não) óbvios de doenças cardiovasculares
Além das dores no peito e no braço esquerdo, os sintomas também podem incluir um aperto ou queimação no estômago. Na qual pode se espalhar para a região do pescoço, dos dentes ou das costas.
“Já um paciente com doença arterial coronariana pode sentir também dores na mandíbula, no estômago e nas costas”, complementa a especialista.
“O paciente pode ter um grande inchaço nas pernas e no abdômen, o que acaba causando grande dificuldade para dormir”, acrescenta.
Assim, os sintomas variam de acordo com a artéria que está envolvida no problema em questão.
“Por exemplo, a artéria circunflexa pode acometer a parte dorsal do coração, por isso a dor irradia para as costas. Se a dor atinge a região frontal, pode ser a artéria descendente anterior. A dor se manifesta conforme a localização da artéria comprometida”, salienta a professora.
Por fim, a médica reforça a importância de visitar regularmente um médico cardiologista e realizar exames. Para prevenir ou também, tratar qualquer doença que possa afetar um dos órgãos mais importantes do corpo humano.