Bem-Estar

Doenças cardiovasculares: conheça a variedade de sintomas

As doenças cardiovasculares são responsáveis por mais de 20 milhões de mortes anualmente em todo o mundo, sendo um grande número comparado a outras doenças e tornando-se a principal causa de mortes no planeta. No Brasil, ainda, cerca de 14 milhões de pessoas enfrentam problemas cardíacos, resultando em pelo menos 400 mil mortes a cada ano devido a essas enfermidades. 

Portanto, o tempo entre os primeiros sintomas de uma doença cardiovascular e o atendimento médico pode ser determinante para salvar uma vida, de acordo com especialistas. Por isso, é muito importante reconhecer os avisos que o corpo emite quando existe uma fragilidade relacionada ao coração. 

“Muitas pessoas acreditam erroneamente que as doenças cardíacas se manifestam apenas com dores no peito. No entanto, apesar dessas dores serem o sintoma mais comum de um problema cardíaco, elas não são os únicos sinais a serem observados”, revela a supervisora do Internato de Urgência e Emergências do curso de Medicina da Universidade Positivo (UP)

 

Doenças cardiovasculares
Reprodução/Redes sociais Coração ilustração

Sintomas (não) óbvios de doenças cardiovasculares

Além das dores no peito e no braço esquerdo, os sintomas também podem incluir um aperto ou queimação no estômago. Na qual pode se espalhar para a região do pescoço, dos dentes ou das costas. 

“Já um paciente com doença arterial coronariana pode sentir também dores na mandíbula, no estômago e nas costas”, complementa a especialista. 

 “O paciente pode ter um grande inchaço nas pernas e no abdômen, o que acaba causando grande dificuldade para dormir”, acrescenta. 

Assim, os sintomas variam de acordo com a artéria que está envolvida no problema em questão. 

“Por exemplo, a artéria circunflexa pode acometer a parte dorsal do coração, por isso a dor irradia para as costas. Se a dor atinge a região frontal, pode ser a artéria descendente anterior. A dor se manifesta conforme a localização da artéria comprometida”, salienta a professora. 

Por fim, a médica reforça a importância de visitar regularmente um médico cardiologista e realizar exames. Para prevenir ou também, tratar qualquer doença que possa afetar um dos órgãos mais importantes do corpo humano.  

Anna Júlia Rodrigues

Graduanda em jornalismo na Universidade Feevale, com experiência em planejamento de conteúdo digital, notícia de entretenimento, hard news, produção de rádio e cobertura de eventos no setor cultural. Escreve sobre tendências de moda e assuntos mais comentados do momento.
Apaixonada por gatos, séries, documentários e livros baseados em fatos reais. Não dispensa sushi e uma boa comida italiana.
Contato: anna.rodrigues@gruposinos.com.br

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *