Caminhar é um exercício muito comum na vida de quem busca uma rotina saudável. Muito associada ao retorno às atividades ou até mesmo ao início delas, a caminhada pode ser praticada por diferentes corpos, idades e condições físicas — por isso, sua popularidade. Mas, quando o assunto é entender o melhor lugar para isso, existem dúvidas sobre o que é melhor: na rua ou na esteira? Confira o que diz o profissional de Educação Física, Raphael Carvalho.
Onde praticar a caminhada?
De fato, o que realmente muda entre a caminhada na rua e a caminhada na esteira é o controle da intensidade (velocidade) do exercício. Na esteira, é possível manter de maneira mais específica uma determinada intensidade de esforço, já que há a marcação da velocidade em km/h, que oferece maior precisão.
Por outro lado, a caminhada na rua pode oferecer diversas vantagens, entre elas, a quebra da monotonia. Afinal, a atividade proporciona uma maior interação do praticante com a natureza e com as pessoas ao seu redor.
Siga a Like Magazine no Instagram
Cuidados na escolha do local
Em termos de segurança e proteção para as articulações, não há diferença significativa em fazer exercícios na esteira ou na rua, desde que o local escolhido ao ar livre tenha um terreno adequado, sem buracos e desníveis. Caso a escolha por um terreno dessa maneira não seja possível, indica-se optar pela esteira para que se tenha menores riscos de quedas, torções e lesões.
Benefícios da caminhada
- Aumenta a sensação de bem-estar;
- Melhora a circulação;
- Combate a osteoporose;
- Ajuda no controle de peso;
- Melhora o condicionamento físico.
Para mais conteúdos de bem-estar, moda e beleza, cadastre o seu e-mail em nossa newsletter e receba nossas atualizações.