Ter um animal em casa pode trazer mais felicidade, isso de acordo com o estudo realizado pela Petplan, seguradora especializada em animais de estimação. Porém, alguns cuidados são essenciais para manter o bem-estar dos bichinhos – e a limpeza do ambiente é um deles, mas existem outras precauções necessárias. Você tem pets em casa? Confira dicas de limpeza, neste post.
Atenção aos produtos
Substâncias neutras são as mais recomendadas para a higienização, como explica o responsável técnico da Maria Brasileira, maior rede de limpeza residencial e empresarial do país, João Pedro Fidelis. “O álcool é uma solução versátil e eficiente para desinfetar áreas de maior contato. Use-o a fim de limpar pisos, maçanetas, brinquedos e outros objetos que eles tenham acesso. No entanto, é importante diluir o líquido em água antes de usá-lo. Sabão e detergente neutro também são excelentes aliados na faxina diária de azulejos e locais que o animal frequenta. Esses produtos são suaves e não contêm ingredientes agressivos que possam prejudicar a saúde do seu pet. Certifique-se de enxaguar bem as superfícies após a limpeza com o objetivo de evitar qualquer resíduo que possa ser prejudicial”.
Remoção de odores
Vinagre branco e o bicarbonato de sódio são inofensivos para os pets e eficientes na remoção de odores e manchas de urina. Sabão e detergente também podem ser utilizados na limpeza geral da sua casa. Mas escolha sempre as versões neutras buscando evitar qualquer tipo de alergia.
Secar o ambiente
Independentemente do produto que utilizar para a limpeza da sua casa, é preciso secar bem todo o ambiente, pois a umidade pode causar problemas de pele (dermatites) e até proliferação de fungos nos animais.
Itens do pet
As roupas, camas e brinquedos dos pets também devem ser higienizados, ou seja, lavados da mesma forma que as roupas dos humanos, utilizando água e sabão neutro.
Quer saber mais dicas de como cuidar do seu pet? Acesse aqui.