Diferente do que se imagina, Mercúrio retrógrado não significa que o planeta está se movendo para trás. Na verdade, o movimento é uma ilusão de ótica devido a velocidade distinta do curso de outros astros.
O ano de 2024 compreende quatro fases de retrogradação — sendo que o primeiro aconteceu em janeiro. “Estes períodos exigem atenção e cuidado, já que atrapalham a comunicação e as relações”, exemplifica Kelin Ribeiro, astróloga.
A tendência, inclusive, é que em 2024 estes momentos sejam ainda mais acalorados. “Teremos mercúrio retrógrado em signos de fogo, trazendo à tona uma comunicação desafiadora, eufórica, irritada, tensa e inflamada”, sintetiza.
Na prática, Kelin recomenda ajustar a rotina nestes meses. “A retrogradação traz falta de comunicação e não é um bom período para compras importantes, assinatura de contrato e viagens.” A indicação é programar uma fase tranquila, exceto para quem tem mercúrio retrógrado no mapa natal, antecipa — para esse público, a situação pode ser mais benéfica e exige menos cuidados. As datas previstas são de 1º de abril a 25 de abril, de 5 de agosto a 28 de agosto e de 25 de novembro a 15 de dezembro.
Esta reportagem compõe o especial sobre astrologia produzido pela Like Magazine. Quer conferir mais novidades sobre o assunto? Então clique aqui.