A polêmica envolvendo o uso de inteligência artificial para reproduzir vozes de artistas que já faleceram, ainda está bombando nas redes sociais. Desta vez, um perfil no Instagram decidiu publicar novas experiências com a voz de uma das icônicas artistas brasileiras, Elis Regina, a fim de relembrar a potencia musical de uma das cantoras mais amadas do país.
Antes de mais nada, há alguns dias o perfil oficial que homenageia a cantora, passou a compartilhar vídeos em que a voz de Elis é simulada por meio de ferramentas digitais para cantar músicas de nomes famosos desta geração. Principalmente, artistas brasileiras que não haviam nascido quando Elis morreu, há 40 anos.
Entre os sucessos, estão principalmente a Marília Mendonça, Marina Sena e Mallu Magalhães.
Veja vídeo desenvolvido por Inteligência artificial
Relembre trajetória de Elis Regina
Elis Regina Carvalho era seu nome completo. Nasceu na capital gaúcha, Porto Alegre, em 13 de março de 1945. Faleceu em São Paulo, em 1982. Conhecida pela sua potência vocal e presença de palco. Aliás, até os dias atuais possui fãs espalhados pelo mundo todo. Cantou MPB, Bossa Nova, Samba, Rock e Jazz. Passou por muitos momentos polêmicos e difíceis. Mesmo após seu falecimento, em 2013, consagrou-se a melhor voz feminina da música brasileira pela Revista Rolling Stone.
Entretanto, Elis morreu muito nova, aos 36 anos, quando estava no auge de sua carreira. As causas foram constatadas por consumo de cocaína associado a bebida alcóolica, o que provocou uma parada cardíaca.