Variedades

Dia do Café no Brasil: conheça os benefícios da bebida

Em 14 de abril foi celebrado o Dia Mundial do Café, no entanto, no Brasil a data é comemorada hoje, 24 de maio. O dia nacional foi instituído em 2005 pela Associação Brasileira da Indústria da bebida. Isso porque, marca como o início da colheita em boa parte do país e o reconhecimento ao trabalho dos baristas.

Dia do Café no Brasil
drolisa

Dia do Café: quais os benefícios da bebida para a saúde

  • Pode influenciar no emagrecimento

Alguns componentes do café, principalmente a cafeína, a teobromina, o ácido clorogênico e a teofilina ativam o sistema nervoso autônomo, o que provoca aumento na produção de adrenalina pelas glândulas suprarrenais. De acordo com um estudo publicado na revista Scientific Reports, em 2019, afirmou que tomar cafezinho de maneira moderada, pode ajudar a perder peso pois os componentes da bebida estimulam a gordura marrom, que queima calorias para gerar calor corporal.

Siga @likemagazinebr no Instagram

  • Ajuda no desempenho físico e cerebral

Não é novidade que o café tira o sono e aumenta a performance na realização de exercícios físicos, já que a ação no sistema nervoso central estimula a produção de endorfinas, trazendo mais prazer e sensação de bem-estar. Porém, sempre tome a bebida com cuidado, afinal, pelos mesmos motivos que ajuda no desempenho, pode te deixar mais agitado e consequentemente, com ansiedade. Portanto, tome o cafezinho com moderação e aproveite somente os benefícios!

Leia também:

  • Reduz dores de cabeça

Sim! a cafeína é uma ótima aliada no tratamento de dores e não poderia ficar de for das famosas e temidas enxaquecas. Embora, para algumas pessoas e determinados momentos, possa ser uma desencadeadora da dor de cabeça, a ingestão com equilíbrio ajuda a reduzir o mal-estar.

Pinterest
  • Contribui para um ótimo rejuvenescimento

Segundo um estudo sobre a relação entre o café e diabetes, publicado na revista científica BMJ e compartilhado pela CNN, o consumo da bebida pode reduzir em 25% as chances de morte prematura. Além disso, a cafeína contribui diretamente para deixar o sistema nervoso, cardiovascular e respiratório em boas condições ao longo da vida. Porém, não esqueça de levar uma rotina, em todos os aspectos, sempre com equilíbrio e consciência.

Anna Júlia Rodrigues

Graduanda em jornalismo na Universidade Feevale, com experiência em planejamento de conteúdo digital, notícia de entretenimento, hard news, produção de rádio e cobertura de eventos no setor cultural. Escreve sobre tendências de moda e assuntos mais comentados do momento.
Apaixonada por gatos, séries, documentários e livros baseados em fatos reais. Não dispensa sushi e uma boa comida italiana.
Contato: anna.rodrigues@gruposinos.com.br

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *