Variedades

Como limpar a casa com segurança após a enchente?

O Rio Grande do Sul enfrenta uma das piores catástrofes climáticas da história do Brasil, que causou efeitos em casas, bairros e cidades inteiras. E, nesse momento, redes de solidariedade, acolhida e apoio são fundamentais para a reconstrução do Estado. Agora, os gaúchos caminham para uma nova etapa: a de voltar para o lar e reorganizar a vida.

Após a enchente, um dos desafios que se apresentam é o de limpar a casa. A tarefa é complexa, exige esforço e cuidado, mas é um passo significativo em direção à retomada. Por isso, pensando em apoiar as famílias gaúchas nesse momento, o Rissul reuniu algumas dicas.

Freepik

Leia também

Limpeza profunda

Antes de qualquer limpeza, o primeiro passo a ser seguido é usar uma roupa adequada. Botas grossas e luvas de borracha reforçadas são o ideal. Evite qualquer contato com a água contaminada ou com objetos cortantes sem o uso desses itens.

A retirada do lodo pode ser feita com o auxílio de pás, enxadas e rodos. Em seguida, pisos e paredes precisam ser higienizados. A indicação é diluir um copo de 200ml de água sanitária em um balde de 20 litros. Móveis precisam de uma análise sobre a integridade. Se for possível manter a mobília, é importante que ela seja lavada e desinfetada, também com água sanitária. Móveis que têm superfícies absorventes, como sofás e colchões, devem ser descartados por segurança.

Para itens domésticos — de plástico ou vidro, como potes e vasilhas — o primeiro passo é lavar com água e sabão até que toda sujeira saia. Após, é preciso deixá-los de molho por uma hora em uma solução: a cada quatro copos de água de 200ml, um copo de água sanitária. É preciso enxaguar e deixar secar bem.

Roupas precisam ser descartadas?

A resposta é não. Porém, é fundamental analisar a integridade da peça e fazer uma limpeza profunda, quantas vezes for necessário. Para roupas resistentes, como calças jeans, por exemplo, uma opção é ter como apoio uma lavadora de alta pressão. Assim que estiver limpa, repita o processo como você faria normalmente, com sabão para roupas e amaciante.

Itens infantis, enquanto isso, precisam de cuidado redobrado. Brinquedos difíceis de limpar ou com partes internas inacessíveis devem ser descartados, devido ao risco de contaminação.

O que fazer com eletrodomésticos?

A primeira indicação é não ligar o seu eletrodoméstico. Isso porque é principalmente a mistura entre água e eletricidade que pode danificar o aparelho. O indicado é levar o objeto à assistência técnica, afinal, cada item requer uma limpeza específica. Se não for possível, é importante lavar para retirar todo lodo e deixar secar. Placas precisam de cuidado redobrado em relação a esse momento, então faça pesquisas específicas para cada eletro.

Cuidando do RS

Em apoio às vítimas da enchente e à população atingida do Rio Grande do Sul, o Rissul traz preços especiais em produtos de limpeza. O objetivo é ajudar o povo gaúcho na reconstrução do estado, em um passo que comprova que aqui tem #GenteCuidandodoRS.

Além disso, a UnidaSul, holding que administra o Rissul, está atuando em conjunto no atendimento de cerca de 10 mil pessoas impactadas pelas enchentes, entre colaboradores e familiares. Confira tudo o que a empresa está fazendo para ajudar o povo gaúcho clicando aqui!

Amanda Bernardo

Graduanda de jornalismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Cobre eventos e novidades de beleza, com foco em tendências e lançamentos de cabelo. Tem experiência em cobertura de feiras sobre decoração, como CASACOR e Mostra Glass. Além de repórter no digital, integra a produção do programa de rádio Like 103.3, do impresso e das redes sociais. Apaixonada pela escrita e por séries, livros e filmes de comédia romântica.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *