Embora a Bélgica seja um país territorialmente pequeno, é gigante na cultura, com diversos locais para conhecer. Uma viagem para esse país da Europa Ocidental promete render ótimos momentos. Se você ainda não definiu o roteiro, continue lendo e descubra lugares imperdíveis para visitar.
O território belga é bem conhecido pela sua bela arquitetura renascentista, cidades medievais, e suas cervejas artesanais – quem aqui não recusa um copo? Afinal, são mais de 100 cervejas produzidas e aproximadamente 450 tipos de cervejarias.
Além disso, nos siga no Instagram e confira mais dicas de turismo, gastronomia e comportamento.
Ah, claro que não podemos esquecer dos chocolates e das batatas fritas, já aprovadas pela nossa editora-chefe, Lua, que cobre as editorias de gastronomia e turismo.
Mas calma que não é só de comida e bebida que o país vive! Para te ajudar a definir seu roteiro, selecionamos algumas atividades para fazer na Bélgica, em três dias.
Qual é a melhor época para visitar a Bélgica?
Se você planeja visitar o país, opte por ir entre os meses de maio, junho e setembro. Pois nesses meses o clima fica mais quente e com pouca probabilidade de chuva.
Não podemos deixar de mencionar a alta temporada da Bélgica, que acontece durante o verão (junho, julho e agosto). Durante esse período, os preços aumentam e a sua viagem se torna mais cara. Além do maior número de pessoas na ruas e nos pontos turísticos.
Já o clima durante esse período é perfeito, principalmente se você deseja conhecer as praias e comunidades.
LEIA MAIS: 7 países que você precisa visitar no inverno europeu
Qual é o clima da Bélgica?
Na maior parte do tempo, o clima do país é temperado. Por lá o inverno não é tão frio, quando comparado aos demais países da Europa. E no verão a temperatura é fresca e úmida, afinal chove bastante nesta estação.
Durante o dia a temperatura pode chegar a 32°C, caindo para 20°C na noite. Já no inverno, as temperaturas mínimas podem chegar a -7°C, com neve no período diurno.
Quais documentos são necessários para um viagem para a Bélgica?
Você já está com o roteiro e as malas prontas, mas não sabe quais documentos levar? Confira um checklist necessário para ir para a Bélgica.
Mesmo que o turista brasileiro tenha visto isento durante 90 dias na Europa, é preciso levar a seguinte documentação:
- Passaporte válido por no mínimo seis meses, após a data da saída do país e com uma página em branco;
- Comprovante dos voos de entrada e saída do país;
- Todos os documentos exigidos para o próximo destino;
- Comprovante de renda suficiente para o período de permanência.
Ademais, é aconselhável que você confirme com a companhia aérea se o embarque é permitido sem visto.
LEIA MAIS: O que você precisa saber antes de viajar de avião com os pets
O que fazer na Bélgica em três dias:
Tour pela cidade
Primeiramente, que tal começar conhecendo mais sobre a história da Bélgica pela cidade de Bruges? Conheça a Basílica do Sangue Sagrado, um dos pontos históricos mais importantes da cidade.
Além disso, carregada de resquícios da Revolução Francesa, há uma exposição de cópias que datam do século XIX para conhecer. Junto de obras da escola de Van Dyck.
Além disso, a Basílica possui uma fachada estilo gótico, diferente das igrejas católicas tradicionais, e está dividida em duas capelas: no térreo a Capela de St. Basílio (Saint-Basile) e no primeiro andar a Capela do Sangue Sagrado.
Mesmo que você não seja da mesma religião, a igreja é recheada de história e significados, além de possuir uma arquitetura encantadora.
Catedral de São Bavão
Continuando na ideia de conhecer a arquitetura belga, não poderíamos deixar de fora a Igreja Catedral de São Bavão.
Conhecida como Grote Kerk (igreja maior), também possui uma estrutura gótica. A fachada de sua torre tem 76 metros de altura, e sustenta um sino de 5000 kg. Nesse sentido, conhecer essa catedral, é uma experiência memorável.
LEIA MAIS: 4 lugares que você precisa conhecer na Suiça
Bruxelas
Se você achou que deixaríamos a capital do país de fora, está erradissímo. Afinal, existe cidade melhor do que aquela que podemos conhecer a pé?
Em um de seus dias pela Bélgica, tire um tempo para fazer um tour pela cidade e comer no Belga Queen, restaurante que é um ponto no coração do local.
Se você pensava que iria ser uma viagem fit, errou o destino. Afinal, até mesmo nas calçadas você encontra lojas com waffles e chocolates belgas deliciosos!
Caminhe pelo Parque do Cinquentenário
Esse local é considerado o coração da comunidade de Bruxelas. Aliás, o monumento foi construído por Leopoldo II para celebrar os 50 anos do país. Já na entrada você consegue visualizar a assinatura de Leopoldo na porta principal.
Inspirado no Arco de Paris, esse monumento possui uma decoração alegórica das províncias belgas e abriga uma escultura intitulada “Brabante erguendo a bandeira nacional”, no topo.
Mas é claro que o passeio não para por ai, pois nos arredores você encontra demais espaços interessantes, como o Museu Real de Belas Artes e o Museu de Instrumentos Musicais.
Por fim, se você quer degustar de uma boa bebida em um ambiente histórico, visite o La Porte Noire. Com mini concertos ao vivo e uma ampla seleção de cervejas, esse lugar é considerado um dos melhores bares de cerveja artesanal de Bruxelas.
Outra curiosidade sobre o local, é que antigamente ali era uma cozinha para um convento Alexiano. Curioso, não acha?
Então Likers, partiu Bélgica?