O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Nordeste do Brasil, e a cidade de Manaus, na região Norte do País, aparecem entre os destinos que constam na lista do jornal The New York Times com os 52 lugares para se viajar em 2023. As localidades nacionais ocupam a 11ª e a 41ª posições, respectivamente, no ranking liderado por Londres, na Inglaterra.
Segundo a publicação, foram eleitos locais que apresentam destaque para a gastronomia, aventura, beleza natural, entre outros elementos que costumam atrair turistas. “Bem-vindo aos Lençóis Maranhenses, um horizonte de dunas de areia branca e ondulante que se erguem ao sol e descem para lagoas verdes e azuis sobrenaturais cheias de água da chuva”, descreve o jornal americano.
Ao chegar lá, o viajante deve esquecer o sinal de celular ou expectativas de conforto: há pouca ou nenhuma estrutura, pessoas ou até mesmo árvores ao redor, e a localização do parque perto do Equador significa que é extremamente quente durante o dia. “No entanto, quase todos os brasileiros dirão que desejam visitar esta área remota para experimentar a sensação de brincar em um parque aquático lunar”, afirma a publicação.
Desça as dunas, mergulhando nas piscinas naturais. Atravesse a área a cavalo, parando em oásis ao longo do caminho. Ou fique hipnotizado por sua imensidão em um passeio de helicóptero. “É o antídoto para aquela sensação claustrofóbica da era Covid, uma vasta paisagem lunar sem fronteiras onde você pode vagar selvagem e livremente”, completa o The New York Times.
O que fazer em Manaus
O The New York Times destaca a gastronomia da capital amazonense. Em Manaus, você pode saborear cabaças fumegantes de tacacá em uma barraca em frente ao Teatro Amazonas ou passar por garrafas plásticas de tucupi, o suco espremido da mandioca ralada, no Mercado Municipal Adolpho Lisboa.
“No restaurante indígena Biatüwi, que homenageia receitas ancestrais e técnicas culinárias, as bebidas são feitas com o inhame roxo fermentado e a pimenta malagueta é usada para purificar peixes de rio em ensopados picantes como a quinhampira”, destaca a publicação. O visitante também não pode deixar de conferir a gastronomia do chef Felipe Schaedler, que ajudou comunidades Yanomami ameaçadas a comercializar seus cogumelos nativos e dirige dois restaurantes próprios: Banzeiro e Moquém do Banzeiro.
Fugindo das preparações tradicionais, Schaedler reinventa ingredientes como formigas com sabor de capim-limão e costela de tambaqui em formato moderno, assim como os bistrôs Caxiri, instalados em um prédio colonial com vista para o Largo de São Sebastião, uma grande praça, e o Fitz Carraldo, no hotel boutique Villa Amazônia.
Ranking Mundial
- Londres – Inglaterra
- Morioka – Japão
- Monument Valley – Estados Unidos
- Kilmartin Glen – Escócia
- Auckland – Nova Zelândia
- Palm Springs – Estados Unidos
- Ilha Kangaroo – Austrália
- Rio Vjosa – Albânia
- Acra – Gana
- Tromso – Noruega
- Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – Brasil
- Butão – Leste da Cordilheira do Himalaia
- Kerala – Índia
- Greenville – Estados Unidos
- Tucson – Estados Unidos
- Martinique – Ilha francesa no Leste do Mar do Caribe
- Deserto do Namibe – África
- Alaska Railroad – Estados Unidos
- Fukuoka – Japão
- Flores – Indonésia
- Guadalajara – México
- Tassili n’Ajjer – Argélia
- Cachétia – Estados Unidos
- Nimes – França
- Ha Giang – Vietnã
- Salalah – Omã
- Cuba – país localizado no Mar do Caribe
- Odense – Dinamarca
- Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta – Austrália
- Boquete – Panamá
- Tarragona – Espanha
- Charleston – Estados Unidos
- Cayos Cochinos – Honduras
- Burgundy Beer Trai – França
- Istambul – Turquia
- Taipé – Taiwan
- El Poblado – Colômbia
- lausanne – Suíça
- Methana – Grécia
- Louisville – Estados Unidos
- Manaus – Brasil
- Vilnius – Lituânia
- Macon – Estados Unidos
- Madrid – Espanha
- Grand Junction – Estados Unidos
- La Guajira – Colômbia
- Bergamo and Brescia – Itália
- American Prairie – Estados Unidos
- Eastern Townships – Canadá
- New Haven – Estados Unidos
- Black Hills – estados Unidos
- Sarajevo – Bósnia e Herzegovina