O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) divulgou um guia para a população e profissionais de saúde sobre os riscos e cuidados em situação de enchentes, como a enfrentada pelo Rio Grande do Sul nos últimos dias. O material aborda doenças transmitidas pelo contato com a água e enfermidades relacionadas ao consumo de água ou alimentos contaminados, por exemplo.
ACESSE AQUI: GUIA PARA A POPULAÇÃO E PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Acompanhe a cobertura do Like 103.3 em tempo real, de segunda a sexta, das 13 às 14 horas. Confira os episódios na íntegra no Spotify.
O guia também traz recomendações para as localidades onde a água já baixou e as pessoas estão retornando às casas. Nesses casos, por exemplo, é importante o uso de luvas e botas de borrachas ou outro tipo de proteção para as pernas e braços (como sacos plásticos duplos), para evitar o contato da pele com a água.
Leia também
- Doação de roupas para as vítimas do RS: como e o que doar
- Feridos na enchente: saiba quais cuidados evitam doenças
- Siga a Like Magazine no Instagram
Utensílios domésticos (panelas, copos, pratos e objetos lisos e laváveis) podem ser lavados com água e sabão, seguido de uma desinfecção com água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%), na proporção de um copo (200 ml) de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) em quatro copos de água (800 ml). Os objetos lavados devem ser mergulhados na solução, permanecendo, então, por uma hora.
Pisos, paredes, bancadas e quintal, por exemplo, podem ser limpos inicialmente com água e sabão. Em seguida, a desinfecção pode ser realizada com água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) na proporção de 200 ml para um balde com 20 litros de água limpa, deixando agir por 30 minutos.