Podcast Like 103.3

Passo a passo para criar metas e tirá-las do papel, Ouça o Like 103.3

Estruturar suas metas é uma tarefa um pouco mais complexa do que parece. Ainda que seja fácil idealizar e projetar os seus sonhos, o trabalho de transformá-lo em um plano de ação é uma tarefa um pouco mais complexa. Para ajudar nesse processo, separamos algumas dicas. Então pegue seu bloco de anotações e confira o passo a passo completo para criar metas!

Reprodução/Shein

Você não precisa do ano novo

Ainda que seja mais fácil traçar metas no início de um ciclo — porque, afinal, sempre ficamos reflexivos nesses momentos —, você pode planejar seus próximos passos a qualquer momento. Se for indispensável para você, aproveite uma nova semana, o começo do mês ou o seu aniversário para ter esse incentivo!

Cada sonho no seu tempo

O próximo passo está ligado à metodologia de tempo. Para que a realização dos seus sonhos seja possível, você vai precisar definir prazos a eles. Uma boa alternativa é dividir suas metas em curto, médio e longo prazo. Para o período menor, considere um a dois anos. O intermediário corresponde aos sonhos entre três e dez anos. A longo prazo, tudo que for posterior a isso.

Faça sua bebida favorita e pegue papel e caneta

Esta não é exatamente a dica, mas você entenderá o porquê. Criar um ambiente tranquilo e que possibilite a reflexão é fundamental. Aproveite para estimular a criatividade e pensar profundamente nas áreas da sua vida. Sair do piloto automático é necessário nesse momento! Um som relaxante pode ajudar.

Cada área no seu quadrado

Para que nenhuma área da sua vida passe despercebida, é mais fácil setorizar o planejamento. Uma boa divisão pode ser: carreira, família, bens materiais e realizações pessoais. Crie novas categorias, se achar necessário! O processo pode ser bem livre.

Não feche o bloco de anotações nesse momento

A maioria das pessoa encerra o planejamento quando tem uma lista de itens como “comprar um apartamento, trocar de carro e adotar um cachorro”. No entanto, você não deve parar por aí. Agora é hora de traçar o plano de ação para realizar as suas metas.

Para cada meta, se questione:
  • O que eu preciso fazer hoje pra ter isso amanhã?
  • Qual a sequência de ações para alcançar esse sonho?
  • Como eu posso dividir isso em etapas?

Se você quer um trabalho melhor, o primeiro passo é entender o que significa esse “melhor”. Salário mais alto, distância menor e funções diferentes das que faz hoje? Ok, o primeiro passo está feito. Talvez ainda seja preciso melhorar seu currículo, fazer networking e se candidatar às vagas. Todas essas são micro etapas da sua meta. Lembre-se: é com o desdobramento que ela se torna palpável.

Coloque prazos — se possível, em cada micro etapa

Ter um prazo de fechamento é fundamental para que as suas metas saiam do papel. Se você coloca uma data para cada ação, você cria a obrigatoriedade de acompanhar o andamento de cada uma delas.

Gosta do assunto e quer saber mais? Então confira na íntegra o nosso papo sobre como criar metas!

Amanda Bernardo

Jornalista formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Cobre eventos e novidades de beleza e decoração, com foco em tendências e lançamentos. Tem experiência em cobertura de feiras sobre decoração, como CASACOR e Mostra Glass. Além de repórter no digital, integra a produção do programa de rádio Like 103.3 e do impresso. Apaixonada pela escrita e por séries, livros e filmes de comédia romântica.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *