Passada a etapa de resgates de animais das enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, dar um lar para os pets é a nova missão de voluntários, ONGs e associações. Para ter o suporte necessário para ser lar temporário ou permanente, é fundamental dedicar tempo e integrar o animal à rotina. Quem explica isso é a médica-veterinária da Special Dog Company, Kelly Maiara Lopes Carreiro.
“Os pets podem ter passado por momentos muito desafiadores e podem levar certo tempo para superá-los, por isso é importante oferecer o máximo de suporte e segurança a eles”, ressalta.
Quer conferir mais sobre o assunto? Ouça o Like 103.3!
- Siga a Like Magazine no Instagram
O que você precisa saber para ser lar temporário?
O ambiente precisa ser acolhedor. Por isso, vale focar em criar um espaço com cama, brinquedos e esconderijo. A veterinária sugere que “brinquedos ou acessórios para esconder petiscos são uma ótima opção para entreter os cães, enquanto os gatos apreciam arranhadores, brinquedos com bolinhas e penas. Todo tipo de enriquecimento ambiental é benéfico para aliviar a tensão e o estresse dos animais”.
Além disso, equilibrar momentos de interação com períodos de descanso é vital para reduzir a ansiedade e promover um sentimento de segurança nos animais.
- Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine
A introdução a novos membros da família, sejam humanos ou outros pets, deve ser feita de forma gradual, com paciência e supervisão cuidadosa dos tutores. Se houver outros animais na casa, é recomendado mantê-los inicialmente em cômodos separados e utilizar um acessório com o cheiro do novo animal para ajudar na familiarização.
Além disso, a dieta adequada é fundamental para a recuperação dos animais traumatizados. Após possíveis dias sem se alimentarem ou devido a enfermidades, é importante oferecer alimentos de alta qualidade, ricos em nutrientes e de fácil digestão. “Os alimentos úmidos completos também são bastante atrativos e contribuem para a hidratação dos pets, sendo uma ótima escolha nesse processo de recuperação”, destaca Kelly”. Confira mais dicas aqui.