Podcast Like 103.3

Entenda quais os sintomas da leptospirose; ouça o Like 103.3

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou, quinta-feira (23), mais dois óbitos por leptospirose, relacionados às enchentes. Os registros são de dois homens, de 56 e 50 anos, moradores de Cachoeirinha e Porto Alegre, respectivamente.

A doença infecciosa febril aguda é transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais (principalmente ratos) infectados. Em maio, 54 casos da doença e quatro mortes em decorrência dela foram registrados.

Veja atualizações sobre as enchentes no podcast Like 103.3.

Entenda quais os sintomas da leptospirose

Mesmo que seja uma doença endêmica, com circulação sistemática, episódios como alagamentos aumentam a chance de infecção. Por isso, é importante que a população procure um serviço de saúde logo nos primeiros sintomas da leptospirose: febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo (em especial, na panturrilha) e calafrios.

O contágio pode ocorrer a partir do contato da pele com água contaminada, além de mucosas. Os sintomas surgem normalmente de cinco a 14 dias após a contaminação, podendo chegar a 30 dias, explica a Secretaria de Saúde.

Prefeitura de Cachoeirinha Foto: Prefeitura de Cachoeirinha.

Siga @likemagazinebr no Instagram.

O tratamento com o uso de antibióticos deve iniciar no momento da suspeita por parte de um profissional de saúde. Para os casos leves, o atendimento é ambulatorial. Enquanto isso, nos casos graves, a hospitalização deve ser imediata. A automedicação não é indicada.

Ao suspeitar da doença, a recomendação é procurar um serviço de saúde e relatar o contato com exposição de risco. O uso do antibiótico, conforme orientação médica, está indicado em qualquer período da doença, mas a eficácia costuma ser maior na primeira semana do início dos sintomas.

Limpeza das residências

Nos locais invadidos por água de chuva, a Secretaria de Saúde recomenda fazer a desinfecção do ambiente com água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%). A proporção é de um copo de água sanitária para um balde de 20 litros de água.

Outras medidas de prevenção incluem manter os alimentos guardados em recipientes bem fechados, manter a cozinha limpa sem restos de alimentos e retirar as sobras de alimentos ou ração de animais domésticos antes do anoitecer.

Além disso, manter o terreno limpo e evitar entulhos e acúmulo de objetos nos quintais ajudam a evitar a presença de roedores. A luz solar também ajuda a matar a bactéria.

Amanda Bernardo

Graduanda de jornalismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Cobre eventos e novidades de beleza, com foco em tendências e lançamentos de cabelo. Tem experiência em cobertura de feiras sobre decoração, como CASACOR e Mostra Glass. Além de repórter no digital, integra a produção do programa de rádio Like 103.3, do impresso e das redes sociais. Apaixonada pela escrita e por séries, livros e filmes de comédia romântica.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *