O Rio Grande do Sul sofreu impactos no setor de turismo nos meses de abril e maio, devido às enchentes que atingiram 476 cidades, conforme o boletim da Defesa Civil de segunda-feira (04). A informação é de uma pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo do estado e a Universidade de Caxias do Sul (UCS).
O objetivo é mapear as necessidades das diferentes regiões, que tem a economia impulsionada por turistas gaúchos, brasileiros e estrangeiros.
O assunto foi pauta do Like 103.3, podcast da Like Magazine. Confira o programa na íntegra no Spotify! Além disso, siga Like Magazine no Instagram.
Entenda o impacto no turismo do Rio Grande do Sul
Entre empreendedores e empresas do setor, 81,3% tiveram atividades impactadas. O número é dividido entre quem apenas reduziu o trabalho (42,8%) e quem precisou paralisar atividades (38,5%). O número de empreendimentos que tiveram cancelamentos chegou a 89%.
Enquanto 75,7% responderam não ter impactos em instalações físicas, 71% das respostas indicavam dificuldades para acessar os serviços.
As respostas também indicaram alguns dos aspectos pra retomada. Eles incluem divulgação do turismo do estado (76%), recuperação de acessos terrestres e aéreos (75%), divulgação das cidades (73%) e acesso a crédito e empréstimos (46%).
A pesquisa segue em andamento, através do link disponível aqui. O estudo inclui as áreas de alimentação, hospedagem, guias turísticos, eventos, museus e transportadoras turísticas, por exemplo.