A participação de mulheres no cenário empreendedor global tem crescido de maneira acelerada nos últimos anos. No Brasil, o número de mulheres comandando o próprio negócio vêm aumentando nos últimos anos, conforme o Sebrae, o brasil tem mais de 10 milhões de empreendedoras. Conheça a história de 5 mulheres que são destaque no empreendedorismo feminino.
Luiza Trajano
Líder da gigante varejista Magazine Luiza, nasceu em São Paulo e é um grande exemplo de empreendedora brasileira. Quando ela assumiu os negócios da família, o Magalu era apenas uma rede de lojas no interior. Porém, com muita dedicação e empenho, ela transformou a marca em uma das mais conceituadas do mercado. Além disso, a executiva lidera o Grupo Mulheres do Brasil, criado em 2013. Trata-se de uma iniciativa que reúne mulheres de diversas áreas da economia com o objetivo de fomentar discussões sobre empreendedorismo, educação, projetos sociais e inclusão feminina.
Rafaela Herrera
Cofundadora e COO da Faculdade Sirius, instituição especializada em inteligência artificial e ciência de dado. Reconhecida pela Forbes Brasil como Fobes Under 30 em 2019 e como Young Leader pelo Instituto Anga em 2020, Rafaela tem passagens pela Cubo Itaú e Startup Farm.
Renata Alcantra
CEO e fundadora do Nata Design, estúdio especializado em estratégia de marcas e embalagens. Renata é vencedora do prêmio iF Design Awards 2023 — considerado o Oscar do Design.
Renata Horta
Sócia fundadora e Diretora de Crescimento Troposlab. Especialista em inovação no Brasil. Renata tem mais de 20 anos de carreira. Ela também lidera programas de desenvolvimento em inovação tecnológica e design thinking. Ela já colaborou, por exemplo, com empresas como Saint-Gobain, Fiat, Roche, RHI Magnesita, Nestlé, Mercedes, além de premiados projetos de inovação em Minas Gerais.
Dani Junco
Um dos principais nomes do país quando se pensa em inovação e maternidade, Dani é fundadora e CEO da B2Mamy, a maior comunidade de mães do Brasil. Desde 2016, a socialtech conecta mães e mulheres em comunidade tornando-as líderes e livres economicamente por meio de educação, empregabilidade e pertencimento. Ao todo, são mais de 100 mil mulheres capacitadas, gerando um impacto econômico de R$ 27 milhões.
Então, quer saber mais sobre empreendedorismo feminino? Ouça o Like 103.3 na íntegra e confira as dicas, além disso os números no país e dicas de filmes e séries sobre o tema!