Por que lembramos em detalhe de algo que aconteceu há muitos anos, mas não do nosso almoço na última segunda-feira? Na maior parte das vezes, as falhas de memória acontecem por questões rotineiras, como falta de sono, carência de algumas vitaminas e até mesmo estresse. Com o tempo, a correria do dia a dia afeta uma região do cérebro que facilita a organização das lembranças, que pode causar esquecimentos – principalmente por desatenção. Confira 5 dicas de como melhorar a memória.
Durma bem
A insônia pode causar problemas de memória. Sem sono regular e de qualidade, parte das memórias vividas no dia anterior não são fixadas. Um estudo feito por pesquisadores da Longone Medical Center e publicado na revista Science diz que o sono profundo logo incentiva o crescimento de conexões entre as células cerebrais, o que ajuda a reter lembranças.
Pratique atividades físicas
O treinamento aeróbico melhora o funcionamento do cérebro. Um estudo publicado no NeuroImage Clinical mostrou que há uma ajuda significativa na memória das pessoas que praticam atividade física regularmente. Isto porque os exercícios estão associados a formação de novos neurônios, melhorando a resposta cardiovascular, fundamental para o cérebro, visto que este órgão depende de um bom fluxo sanguíneo.
Tenha uma alimentação saudável
Um nutriente básico para o cérebro é a vitamina B12, presente em carnes, ovos, peixes, leite e queijos. Segundo artigo publicado pela revista Ciência Latina, uma alimentação rica em minerais e vitaminas é um dos caminhos para garantir o bom funcionamento do cérebro.
Fique de olho na saúde
Pressão alta, diabetes e colesterol alto estão associados a lesões cerebrais que podem afetar o desempenho das recordações que vivemos. Fatores que contribuem para uma saúde cardíaca deficiente, como o cigarro e sedentarismo, são inimigos de uma memória afiada.
Reduza o estresse e a ansiedade
A ansiedade é uma causa frequente de perda de memória em pacientes de diversas idades, sobretudo em jovens. Por causar uma ativação de múltiplas regiões do cérebro e o aumento da hipervigilância a estímulos ameaçadores, a ansiedade pode prejudicar a atenção e concentração, levando a esquecimentos corriqueiros.
Se você quer mais informações sobre porque esquecemos tão facilmente de algumas atividades, então confira o programa Like 103.3 na íntegra! Nele, falamos sobre memória e mais dicas de como melhorar neste quesito.