O esquecimento, de maneira simplificada, é um processo que ocorre quando informações são perdidas por algum motivo. O fenômeno é habitual e não necessariamente deve ser considerado preocupante. No entanto, a frequência e o impacto no cotidiano geram sinais de alerta. Por isso, entre outros cuidados, aprender a como melhorar a memória é fundamental.
Nem todo esquecimento é sinônimo de Alzheimer, explica o Ministério da Saúde. Ele também pode aparecer como sintoma de doenças mentais, como depressão, estresse, ansiedade e sequelas pós covid.
Quer seguir no papo sobre esquecimento e memória? Ouça o Like 103.3, podcast da Like Magazine!
Independente da suspeita de origem, é fundamental procurar ajuda média para receber o devido diagnóstico e tratamento. Os tratamentos incluem medicação, reabilitação cognitiva, terapia ocupacional, atividade física regular e atendimento multidisciplinar.
- Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine!
Entenda como melhorar a memória
Estudar, ler, manter a mente ativa, fazer exercícios de aritmética, jogar xadrez e outros jogos estratégicos e realizar atividades em grupo, por exemplo, são recomendações do Ministério da Saúde.
Alimentar-se de maneira saudável, praticar exercícios físicos, dormir e descansar bem e manter momentos de lazer são importantes. Além disso, não consumir drogas, não fumar e evitar uso abusivo de álcool também integram a lista de recomendações.