Podcast Like 103.3

Ansiedade noturna: confira 5 dicas de como evitar o problema; Ouça o Like 103.3

Problemas envolvendo a falta de sono podem afetar cerca de 40% da população mundial de acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em uma revisão de 2019 de 13 estudos publicados na revista Sleep Medicine Reviews, os pesquisadores concluíram que a insônia antecipava significativamente a ansiedade. A boa notícia é que uma noite bem dormida pode também diminuir os índices. Confira 5 dicas para reduzir a ansiedade noturna: 

Reduza a cafeína

A cafeína pode durar cerca de cinco horas no organismo. Isso é um problema porque a substância não apenas o mantém acordado, como também é conhecida por piorar os sintomas de ansiedade. Considere tomar a última xícara de café bem antes de dormir.

5 dicas para evitar ansiedade noturna
Google

Coloque as preocupações no papel

Se você pensa demais antes de dormir, opte por anotar os sentimentos em um caderno ou diário no final do dia. Isso pode evitar que os ressentimentos fiquem na sua cabeça. Um estudo de 2019 mostrou que pessoas sem ansiedade clínica, que tiraram cinco minutos para escrever sua lista de tarefas, adormeceram mais rápido do que aqueles que escreveram em seus diários sobre suas demandas já finalizadas.

Anote como foi seu dia e evite a insônia antes de dormir

Atividades físicas

Uma vida fisicamente ativa implica não somente no cansaço natural após a prática de qualquer modalidade, o que por si só já induz ao sono, mas também favorece a liberação de alguns neurotransmissores que podem contribuir para que a pessoa se sinta mais relaxada, garantindo que ela durma melhor e sem interrupções, isso segundo os próprios dados do Ministério da Saúde

Reduza a ansiedade noturna
Freepik

Alimentação

Alimentos pesados e ricos em proteína, quando consumidos em excesso à noite, podem atrapalhar o sono. Pratos leves com carboidrato, como um lanche natural, são mais indicados para induzir o sono.

Reduza a insônia noturna

Atividades relaxantes

Um banho morno cerca de 2h antes de dormir abaixa a temperatura corporal e relaxa, ajudando na indução do sono. Além disso, as tividades como ler, pintar, bordar, escutar música calma e meditar também promovem relaxamento no fim do dia e contribuem para uma melhor noite de sono.

Escutar música pode ajudar a reduzir insônia noturna
Freepik

Quer saber mais sobre como ter uma boa noite de sono e ter um dia mais produtivo? Então, confira na íntegra o programa do Like 103.3

Lohana Souza

Estudante de jornalismo do último semestre da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tenho experiência na produção de conteúdo para o digital. Além de repórter no digital, integro a produção do programa de rádio Like 103.3, do impresso e das redes sociais. Nestes canais, produzo conteúdos sobre moda, beleza, saúde, bem-estar e cultura. Amo assistir filmes, séries e documentários.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *