A felicidade é um estado emocional constituído por sentimentos de satisfação, contentamento, realização e plenitude. Quem explica isso é a psicóloga do Núcleo de Apoio Psicológico e Psicopedagógico da Faculdade Santa Marcelina, Cristiane Duez Verzaro dos Santos.
“Uma pessoa que experiencia momentos de alegria, prazer, gratidão, emoções positivas, pode ser considerada feliz. A felicidade é um estado interno em que conseguimos acessar um bem-estar maior, independente de situações que vivemos”, explica. Pensando nisso, Cristiane responde perguntas sobre o assunto.
Quer seguir no papo sobre felicidade? Então ouça o Like 103.3!
É possível ser feliz o tempo todo?
Não. Ninguém é feliz o tempo todo, porém uma pessoa feliz pode conseguir ressignificar momentos tristes e negativos de uma maneira mais serena.
Quais as características de uma pessoa feliz?
A felicidade é um momento de satisfação, em que o indivíduo se sente feliz e realizado. A pessoa feliz apresenta empatia, riso fácil, resiliência, bom-humor, compreensão, valorização dos relacionamentos, autoconhecimento, habilidade em resolver conflitos, otimismo e fé.
Como manter a felicidade no dia a dia?
Faça terapia para conhecer seus limites e suas potencialidades, seja gentil com você, perdoe-se, crie um ambiente acolhedor, pratique atividade física, tenha empatia e exercite a compaixão.
Por que é difícil ser feliz?
Vivemos em sociedade e, por isso, não é possível ficarmos alheios aos acontecimentos ao nosso redor. O sofrimento do “outro” afeta nossa plenitude, pois somos incapazes de acabar com a dor alheia. Apesar de todos os lembretes que nos imploram para viver e aproveitar ao máximo cada momento, muitas vezes é difícil fazer isso, pois estamos lutando pela nossa própria sobrevivência, o que acaba trazendo, em alguns momentos, sentimentos de egoísmo e angústia.
- Newsletter: cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine!