A genderless (ou moda sem gênero) tem ganhado adeptos em todo o mundo. O conceito parte do princípio de que as pessoas podem vestir o que desejarem, de forma livre, com criatividade e sem a necessidade de atender a um formato, cor ou tamanho designado como o ideal “aceitável” para masculino ou feminino. Por isso, o Senac Canoas está ofertando o curso Alfaiataria sem Gênero – Técnica e Interpretação de Modelo. As aulas iniciam dia 8 de abril e ocorrerão às segundas, quintas e sextas-feiras, das 19 às 22 horas.
“A moda genderless está crescendo, uma vez que a roupa em si não tem gênero. Outro segmento que está crescendo é a chamada “alfaiataria descontruída” em que há de certa forma a descaracterização das peças. E para quem quer aventurar-se neste segmento, precisa entender das técnicas da alfaiataria”, explica o coordenador dos cursos de Moda do Senac Canoas, Ramon Rodolfo.
Siga a Like Magazine no Instagram
Curso de alfaitaria
A proposta do curso é trazer os conhecimentos da alfaiataria para quem se interessa pela técnica impecável da construção e quem quer aprender mais sobre ajustes e melhorar acabamentos. A capacitação aprofunda a construção de três peças da alfaiataria: paletó, calça e camisa. “A questão do sem gênero se encaixa, pois as técnicas utilizadas são comuns para o segmento feminino ou masculino, havendo pequenas alterações. Mas não há uma técnica exclusivamente masculina e outra feminina”, explica Ramon.
O curso será ministrado pelo docente Giovani Modica. Para ele, a moda sem gênero trabalha com as medidas e estilo que a pessoa desejar. “É uma metodologia híbrida. Vamos trabalhar a história do paletó, calça e camisa, os conceitos, a mistura que se faz aqui no Brasil da alfaiataria italiana, inglesa e americana, além da alfaiataria artesanal, os pontos à mão, os alinhavos, a estruturação, aprender uma gola e ombreiras à mão”, conta. Giovani herdou do avô alfaiate o amor pela alfaiataria artesanal: uma “obra de arte que não trabalha com a massificação de medidas industriais”.
Ouça a Like Magazine no Spotify
Exemplos de moda sem gênero
Questionado sobre o poder se inserção da moda sem gênero, o coordenador Ramon traz um case de sucesso: “um exemplo de que a moda sem gênero tem seus admiradores foi a coleção cápsula (coleção com quantidade de peças menor do que uma coleção tradicional) que uma grande rede do varejo lançou com outra marca que foi um sucesso e esgotou em poucas semanas. Outro público que consome são os jovens, da geração Z, considerados mais “desprendidos” desses paradigmas de que a roupa em si possui um gênero”, conclui.
Onde se inscrever
As inscrições podem ser feitas no site do Senac Canoas ou presencialmente na rua Mathias Velho, 255 – bairro Centro. Mais informações no WhatsApp (51) 9959-9317.