Gastronomia

Quais os melhores vinhos para o verão?

Pratos mais leves — como saladas e ceviche — são algumas das opções que apetecem e refrescam no calor. Mas para quem busca harmonizar preparos e bebidas, surge a dúvida: quais os melhores vinhos para o verão?

Publicado em: 29/01/2024 18:09
Última atualização: 29/01/2024 18:09

No verão, que permanece no Brasil até o dia 20 de março, a gastronomia se adapta ao clima quente. Pratos mais leves — como saladas e ceviche — são algumas das opções que apetecem e refrescam. Mas para quem busca harmonizar preparos e bebidas, surge a dúvida: quais os melhores vinhos para o verão?

“Para cada estação do ano há um tipo de vinho mais indicado, mas não existe uma regra, ou seja, a pessoa pode saborear o vinho que quiser e da forma que preferir em qualquer período”, explica Ricardo Henriques, enólogo da Rio Sol.

Vinho branco é opção para o verãoDidgeman/Pixabay

Conheça os melhores vinhos para o verão

Espumantes

Os espumantes são opções indicadas para os dias quentes. Ainda que se tenha a ideia de que esse é um vinho apenas para comemorações ou momentos formais, ele é democrático e combina com momentos na praia ou de descanso.

A bebida conta com aromas tostados e alta acidez. No seu processo de fabricação, ele passa por duas fermentações naturais: uma acontece com todos os vinhos e faz o açúcar da uva virar álcool e a outra é responsável por gerar as famosas borbulhas. “O espumante demi-sec harmoniza com pratos consumidos no verão como frutos do mar. Já um espumante doce combina com sobremesas de frutas”, conta Henriques.

Vinhos brancos

O vinho branco é popular por ser leve, aromático e refrescante. O ideal é que a bebida seja consumida em temperaturas entre 6°C a 8°C — quanto mais leve, menor a temperatura. A opção combina, por exemplo, com peixes, queijos e carnes brancas.

“Em caso de dúvidas sobre qual a temperatura ideal do vinho, verifique o rótulo, pois algumas empresas indicam na própria embalagem como ele deve ser servido”, pontua Henriques.

Leia mais

Vinho rosé

Aromático, fresco e leve, o rosé é uma alternativa aos dias quentes. “A taça mais indicada na hora de servir o vinho rosé é uma taça menor, que consegue manter o frescor, e com o bojo mais aberto, para ressaltar os sabores e aromas”, explica Henriques.

Para harmonizar a bebida com a gastronomia, o enólogo indica uma tábua de frios com castanhas, azeitonas e queijo branco, por exemplo.

Em @likemagazinebr, confira dicas de drinks e pratos especiais para o verão!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Categorias Gastronomia
Matérias Relacionadas