Decoração

Priorize a iluminação do outono e preserve a saúde mental

Muito mais do que apenas causar um efeito estético na composição da décor nos ambientes, a iluminação também influencia no bem-estar humano. E com a chegada do outono é ainda mais necessário dar atenção a esse detalhe. Isso porque nesta estação é comum que fiquemos mais sonolentos, cansados e com pouca vontade de sair de casa. A esse fenômeno podemos chamar de transtorno afetivo sazonal, ou TAS. Ou seja, as pessoas com TAS passam por episódios depressivos maiores em relação às estações do ano, e normalmente isso ocorre entre o final do outono e início do inverno.

Conforme um estudo publicado pela revista Archives of General Psychiatry, os cientistas descobriram que os humanos são impactados em seu relógio interno pelas estações do ano. E para que as mudanças não sejam bruscas em nosso comportamento, e que possamos manter a saúde mental em dia, a solução encontrada por eles tem relação com a iluminação do lar. Se você também é impactado pelas alterações das estações, confira as dicas abaixo:

Acesse a Like Magazine no Instagram.

Como manter uma iluminação agradável para a saúde mental

O lighting designer de projetos Casamar, Mauro Souza, afirma que algumas estratégias podem melhorar o bem-estar durante o outono. Confira!

Use iluminação mais quente

Para os dias de outono tenha uma iluminação mais quente, de tonalidade amarelada ou alaranjada. Esse tipo de luz ajuda a manter o bem-estar mental, pois a iluminação é mais parecida com a luz natural do sol.

Divulgação
Divulgação

Diminua a exposição a certos tipos de luzes antes de deitar

Além da exposição frente à luz azul das telas (como celular, computador e tablet), que prejudicam a qualidade do sono, também é necessário que a pessoa se mantenha mais exposta à luz natural durante o dia e menos às luzes artificiais à noite.

Bruno Carlesse Luzes quentes para o dormitório

Adapte a iluminação conforme a estação do ano

Para Souza, o ideal seria adaptar cada área da casa de acordo com a estação. “No outono, sugerimos na iluminação no quarto, por exemplo, tem que ser menos intensa aos olhos do observador. Na área de trabalho, é importante utilizar tonalidades mais claras, que estimulem a atenção e a produtividade, além de um ponto focal para leitura”, explica.

Tenha luminárias, abajures de mesa e arandelas

Para além do impacto estético, os abajures de mesa, as luminárias e as arandelas são objetos que deixam o ambiente mais aconchegante. “Especialmente quando estrategicamente posicionadas nos cantos dos cômodos, estes elementos deixam de ser apenas decorativos e passam a criar uma atmosfera acolhedora de meia-luz no outono”, observa Souza.

Divulgação

Equilíbrio de luzes

Mais do que provado que a luz adequada interfere na decoração e também no bem-estar e humor humano, portanto, mantenha um equilíbrio na iluminação da casa.

Já escutou a Like Magazine no Spotify?

Leia também:
Dicas para transformar sua casa num refúgio de outono
5 formas de deixar sua casa mais confortável

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *