Decoração

Livro retrata o autoconhecimento por meio da decoração

Em um mundo onde nossas casas são consideradas refúgios e lugares sagrados, mais do que nunca a decoração vai além da simples escolha de móveis e objetos. Essa é a proposta do livro O designer que habita em nós, escrito pelo designer de interiores Fábio Galeazzo, recentemente lançado pela Editora Senac São Paulo.

Ele observa que durante a pandemia passamos a perceber nossa casa como um santuário de afeto e conexão criativa com o mundo. Isso influenciou no interesse pela decoração e design de interiores, impulsionado pela facilidade do acesso on-line a produtos e informações. O autor busca respostas para questionamentos, por exemplo, por que investimos tanto tempo, atenção e dinheiro na escolha de cada elemento para nossos lares? Por que decoramos?

Divulgação/Editora Senac São Paulo Obra já está disponível para vendas no site da editora

Ouça a Like Magazine no Spotify.

Relação entre casa e moradores

Galeazzo provoca uma jornada reflexiva, explorando a conexão entre a maneira de habitar e a psiquê. A obra é um convite para que os leitores contemplem temas como colaboração, amor, sustentabilidade, beleza e a relação com o cosmos. De forma leve e fluída, o autor oferece caminhos e inspirações para despertar um senso crítico-estético, transformando a decoração em uma ferramenta de conexão interior.

Segundo Galeazzo, a casa é mais do que apenas um espaço físico, sendo também uma extensão de nós mesmos. “É parte de nós – o mundo em que vivemos. Interiorizada, ela nos acompanha em nosso caminho pela vida”, afirma.

Memórias afetivas

As ideias para decoração muitas vezes surgem das memórias, itens que nos remetem à infância ou a momentos felizes. Galeazzo diz que, desde os primeiros dias de vida, há um diálogo interno estabelecido entre a casa que habita dentro de nós e o lugar onde residimos. As histórias vividas nos permitem reconhecer quem somos e ressignificar vivências e hábitos.

Produzido a partir de uma pesquisa de mestrado e viagem à China, o livro trata também do verdadeiro significado de se sentir em casa. Desse forma, Galeazzo viu o design de interiores como uma ferramenta poderosa de autoconhecimento e autodesenvolvimento.

Reflexões sobre o morar

Fundamentado em diversas áreas do conhecimento, desde antropologia até neurociência, o livro reflete como esse momento de morar na história das casas está resgatando sentimentos esquecidos e questionando valores de consumo.

Galeazzo afirma que, hoje a decoração nas residências é feita não apenas para mudar ambientes, mas conscientemente pelo prazer de se expressar de formas criativas no mundo. Para ele, cada etapa na transformação de uma casa desencadeia processos profundos de resgate de sonhos e revisitação de histórias. Assim, a decoração se torna uma forma de expressar nossa verdadeira essência, moldando ambientes que refletem quem somos e nos tornando mais livres, bem-humorados, seguros e organizados em todas as áreas de nossas vidas.

Para quem gosta do tema de decoração e design de interiores, certamente será uma leitura prazerosa. O O designer que habita em nós custa R$ 80 e pode ser comprado no site da editora.

Acompanhe a Like Magazine também pelo Instagram.

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *