Decoração

Cozinhas rosa: dicas para uma estética charmosa e versátil

A cor rosa tem ganhado mais popularidade na decoração dos lares, e suas diversas tonalidades possibilitam decorações para todos os cômodos. Com a característica de ser versátil, o rosa expressa modernidade, delicadeza, tornando os ambientes encantadores. E hoje trazemos cozinhas rosas, delicadas e em múltiplos estilos. Confira as dicas de decoração e inspirações que selecionamos para te ajudar na composição de uma possível mudança na sua cozinha.

Já escutou a Like Magazine no Spotify?

O rosa como protagonista da cozinha

Quando falamos sobre decoração, as possibilidades são infinitas, e em se tratando de cozinhas, há diversos estilos. Compor uma cozinha rosa pode ser feita de diversas formas: apenas com alguns detalhes na cor, no uso no revestimento das paredes e piso ou ainda de uma forma mais monocromática com móveis e revestimentos. Aliás, em todas as possibilidades, você pode misturar os tons de rosa para criar uma décor mais dinâmica.

Combinando o rosa e o branco

Unir tons de rosa e branco na decoração de uma cozinha é uma aposta certeira. Assim, é possível equilibrar as duas cores, criando uma harmonia estética. O branco, por exemplo, pode estar presente na bancada da pia ou ilha, e no revestimento das paredes e no piso. E quando falo em branco, também vale apostar na versão marmorizada.

Rosa claro em evidência

Entre as variações de tonalidades, o rosa claro é uma forma de trazer um toque de romantismo para sua cozinha. Seja na versão fosca ou com brilho, o mobiliário rosa transforma o espaço, deixando-o mais leve e alegre. Essa tonalidade é perfeita se você deseja um estilo que remeta ao vintage (peças com idade entre 20 e 100 anos) ou retrô (peça nova com releitura do vintage).

Um detalhe bastante comum nas cozinhas rosas são os puxadores em dourado ou rosé gold, trazendo a modernidade das tendências. Mas, esses elementos também podem aparecer na cor prata ou preta. De toda forma, são cores que evidenciam ainda mais o rosa escolhido.

Tudo cor-de-rosa

Embora inicialmente ter uma cozinha toda rosa pareça um pouco demais, com equilíbrio na decoração, o local não ficará sobrecarregado. Para isso, invista em elementos na cor branca ou preta, por exemplo. E para uma estética nada óbvia, experimente combinar o tom de rosa com outras cores, como vermelho, amarelo, azul ou verde claro.

Criando uma cozinha retrô

O estilo retrô está em evidência, pois carrega a nostalgia de outros tempos, remetendo às boas lembranças. Isso também está presente na decoração afetiva, aquela que promove a conexão com o passado, valorizando a incorporação de elementos e objetos pessoais que tragam boas memórias. Dessa forma, se esse é um estilo que agrada ao seu gosto pessoal, uma forma de colocá-lo em prática é optar por eletrodomésticos, móveis ou objetos retrô. O mercado de decoração está cheio de itens como geladeira, batedeira, torradeira, cafeteira e outros com design retrô. Certamente, são peças que garantem um charme extra à cozinha.

Para quem simpatiza com a decoração provençal, os tons claros de rosa combinam com os móveis de madeira com adornos delicados e detalhes em dourado, remetendo à vida campestre. É um estilo muito buscado para os projetos de interiores, tendo também a característica do acabamento envelhecido, como a técnica pátina (que pode ser facilmente implementada no mobiliário). Para o estilo rústico, a dica é apostar em uma mesa de madeira na cor natural e com os veios aparentes.

Decoração para cozinhas rosa

Além de inserir a cor rosa na decoração da cozinha, você pode incorporar outros detalhes como lustres, pendentes (que ficam muito bem acima da bancada), proporcionando uma iluminação direcionada. As prateleiras abertas também têm conquistado a muitas pessoas, pois facilitam o manuseio de pratos e xícaras, deixando o ambiente clean.

Para os revestimentos das paredes, vale colocar um papel de parede de outra cor ou ainda azulejos com um padrão que dê destaque à cozinha. Para finalizar, uma cozinha rosa merece um ter flores na decoração. Sendo assim, tenha um vaso de flores na mesa ou pequenos arranjos distribuídos pelo cômodo. Afinal, uma casa florida deixa tudo mais alegre.

Gostou do conteúdo? Então siga a @likemagazinebr no Instagram para saber de mais novidades.

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *