Decoração

Cozinha modulada vale a pena? Entenda as vantagens e desvantagens

Não há uma resposta certa quando o assunto é escolher entre uma cozinha modulada, pronta ou sob medida. Todas as possibilidades apresentam vantagens e desvantagens e, por isso, reunimos tudo que você precisa saber se deseja a versão modulada para o cômodo.

Como o nome sugere, a cozinha modulada é dividida em módulos. As peças são comercializadas soltas e, assim, os moradores podem posicioná-las com mais liberdade — algo que não é tão simples no modelo pronto, vendido em lojas.

Vantagem 1: o preço

A fabricação em série torna o valor da cozinha modulada mais atrativo em comparação aos móveis planejados. Por isso, a escolha é ideal para quem quer economizar nesta etapa da construção ou reforma sem abrir mão da estética e da personalização.

Vantagem 2: ideal para o aluguel

Com a fabricação de itens pré-definidos e soltos, é mais fácil reaproveitar os módulos em um novo lar. Por isso, o formato é perfeito para quem mora de aluguel ou pretende se mudar nos próximos anos.

Vantagem 3: estilos diferentes

Com a popularização das cozinhas moduladas, novos estilos, cores e acabamentos surgiram. Consequentemente, com uma gama de possibilidades cada vez mais ampla, é mais fácil adaptar o formato ao cômodo e ao estilo dos moradores, por exemplo.

Desvantagem 1: é preciso ceder

Imagine um cômodo com 3,24 metros de comprimento. Ao escolher as peças moduladas que fazem sentido para a sua família, a medida máxima atingida é de 3 metros. Sobram, então, 24 centímetros que ficariam sem mobília.

Caso isso gere incômodo, existem formas de contornar a situação: é possível adicionar um item decorativo ou, então, adquirir um nicho sob medida para posicionar no espaço vago.

Desvantagem 2: variedade

Ao optar por móveis modulados os moradores precisam, em alguns casos, adaptar o que desejam. Nem sempre é possível, por exemplo, escolher puxadores específicos ou portas com fechamentos personalizados — como escamoteável, basculante ou de correr.

Amanda Bernardo

Jornalista formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Cobre feiras e novidades de beleza e decoração, como CASACOR e Mostra Glass. Além de repórter no digital, escreve para o impresso e para as redes sociais, com foco no Instagram @likemagazinebr. Apaixonada pela escrita e por séries, livros e filmes de comédia romântica.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *