A integração com a natureza e a entrada de luz natural através de amplas janelas se tornaram elementos importantes para promover a sensação de abertura e conexão com o exterior nos projetos residenciais modernos. No entanto, essa abundância de luz pode se tornar um incômodo em alguns momentos, especialmente na hora de dormir ou no momento de assistir a um filme com a família. Conforme as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, a cortina blackout é uma solução prática e eficiente para resolver esse problema.
Para elas, ambientes como salas de TV, quartos e até cozinhas, merecem ter cortinas blackout, pois nesses lugares é fundamental manter o controle da luminosidade. Além de escurecerem o ambiente de forma mais eficaz do que as cortinas convencionais, elas também oferecem benefícios adicionais, como isolamento térmico e acústico. “O uso vai de acordo com as necessidades do espaço e dos moradores, mas é um pedido popular”, explicam as arquitetas.
Já escutou a Like Magazine no Spotify?
Benefícios das cortinas blackout
1 – Controle de luminosidade: Confeccionadas em tecidos especiais, as cortinas blackout são ideais para criar um ambiente completamente escuro, independentemente da hora do dia. “Os tecidos tanto oferecem uma proteção contra os raios solares quanto para o bloqueio total da luz”, afirma Paula Passos. Essa característica é perfeita para quartos, garantindo um sono tranquilo, ou para salas de TV, evitando reflexos na tela durante o dia.
2 – Privacidade: Além de controlar a luz, as cortinas blackout são excelentes para manter a privacidade. “Como muitas residências são voltadas para algum vizinho, as cortinas se tornam essenciais para manter discrição”, destaca Danielle Dantas. Isso é especialmente importante em apartamentos nos andares mais baixos, onde há mais circulação de pessoas.
3 – Isolamento térmico: A densidade dos tecidos blackout ajuda a reduzir a troca de calor entre o interior e o exterior, oferecendo proteção térmica e ajudando a proteger móveis contra os efeitos nocivos dos raios ultravioleta. As profissionais apontam que, no verão, as cortinas blackout impedem que o calor excessivo entre, e no inverno, retêm o calor. Dessa forma, proporcionam um ambiente mais confortável.
4– Isolamento acústico: O material das cortinas blackout também ajuda a abafar sons e ruídos externos, criando um ambiente mais silencioso. Para quem vive em áreas urbanas barulhentas, essa escolha pode garantir mais tranquilidade no lar.
5– Decoração versátil: Disponíveis em muitas cores, padrões e texturas, as cortinas blackout são acessórios versáteis e podem ser combinadas com outros elementos decorativos. “Podem e devem ser usadas com xales de tecido de cortina decorativos. Essa composição possibilita um maior controle de luz e potencial decorativo de visual leve e moderno”, sugerem as arquitetas.
- Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine
- Veja mais web stories
Como escolher a cortina blackout ideal?
Cada ambiente da casa pode se beneficiar de um tipo específico de cortina blackout, conforme suas necessidades práticas e estéticas. Por exemplo, quartos exigem cortinas com 100% de blackout para um bloqueio completo da luz, enquanto salas de estar e TV podem ter cortinas com 70% a 90% de blackout, equilibrando controle de luz e estilo. Já, tanto no home office como na cozinha, o ideal são os modelos com 50% a 60% de bloqueio de luz. Porém, para a cozinha, escolha tecidos resistentes à umidade e fáceis de limpar.
Ao escolher o material, Danielle e Paula destacam o poliéster pela sua durabilidade e facilidade de manutenção. Para quem busca um toque mais suave e elegante, aposte nas misturas de algodão com forros blackout. As cortinas blackout estão disponíveis em vários estilos, como persianas, cortinas rolô e painéis. Mas, avalie os modelos de acordo com o espaço e com a ajuda de um profissional.
Instruções para a instalação
Vale lembrar que a instalação adequada é fundamental para o bom desempenho das cortinas blackout. Portanto, meça corretamente o espaço que será coberto e adicione cerca de 20 cm de folga em cada lado da janela. Isso garantirá que a cortina bloqueie efetivamente a luz. “É preciso deixá-la rente ao piso ou mesmo solta com uma folga, assim evitamos que a luz ‘vaze’ por baixo e damos uma sensação de espaço maior”, orienta Danielle.
Você pode instalar a cortina com varões ou trilhos. Enquanto os varões são de fácil instalação e manutenção, os trilhos embutidos em cortineiros ou colocados rentes ao teto bloqueiam melhor a luz. Já as persianas blackout geralmente vêm com suportes próprios para cada modelo.
Como fazer a manutenção
Manter as cortinas limpas é essencial para a saúde dos moradores, principalmente aqueles com alergias ou problemas respiratórios. Recomenda-se aspirar a poeira (sempre usando o bocal de escova) pelo menos uma vez por semana e realizar uma limpeza profunda a cada seis meses. “Indicamos que esse intervalo não seja maior do que oito meses para evitar manchas e acúmulo de poeira”, aconselham as arquitetas.