Decoração

Como economizar no orçamento dos armários da cozinha?

Para você, que está mudando para um novo lar, principalmente se já tem móveis planejados, e tem dúvida se reforma ou troca os armários na cozinha, a arquiteta Carina Dal Fabbro sugere algumas orientações para avaliar a melhor opção no orçamento dos armários.

Antes de tudo, é preciso considerar a relação custo-benefício. “Nos projetos que realizamos no escritório, sempre verificamos a qualidade dos móveis. Alguns mais antigos, porém com referências clássicas e detalhes, podem ativar memórias afetivas e ficar muito bem em uma leitura contemporânea no décor do ambiente”, explica. Para resolver essa questão de forma clara, acompanhe as dicas da arquiteta.

Rafael Renzo Em cores verde menta, cinza fendi e detalhes em MDF amadeirado

Ouça a Like Magazine no Spotify.

Em caso de reforma

Escolher entre reformar ou trocar os armários da cozinha dependerá se as funcionalidades dos móveis suprem ou não as necessidades dos novos proprietários. Para isso, Carina destaca que é preciso fazer uma avaliação: “A reforma de armários pode ser uma economia no orçamento ao invés de substituir por um projeto novo, uma vez que a marcenaria pode representar até 30% de uma obra, um percentual bastante significativo no orçamento.”

Neste projeto abaixo executado pela arquiteta Carina, o armário da cozinha ganhou uma nova cor, deixando o ambiente mais moderno com as cores verde menta associada ao tom amadeirado.

Rafael Renzo Antes e depois da reforma

Atenção para essas dicas

Conforme Carina, ao prestar atenção em três dicas é possível optar de forma mais assertiva. Confira!

1 – É o marceneiro que deve avaliar a possibilidade de reforma;

2 – Uma opção prática para mudar a cor dos armários é usar adesivos e/ou envelopamento. Mas, deve-se estar ciente que assim como o custo é menor, assim também será com a durabilidade;

3 – Troque as portas dos armários da cozinha se a estrutura se mantém conservada e você queira mudar o visual dos armários.

Praticidade na cozinha

Carina ainda lembra que uma reforma permite possibilidades variadas para otimizar espaços, contribuindo também para a organização. Uma forma de atingir esse objetivo é instalar móveis com fácil abertura e que deslizam de forma leve e silenciosa. Dessa forma tem-se também um ambiente bastante prático.

Outra dica de usabilidade é usar lixeiras embutidas, pois ajudam a manter a cozinha limpa, e os porta-temperos aramados podem ser instalados em pequenos módulos nos armários. Para que a cozinha seja funcional e atenda às necessidades dos moradores, Carina também faz uso de puxadores em alguns projetos, sejam metálicos de perfil único ou embutido no próprio móvel.

Luis Gomes Armários com puxadores embutidos

No projeto abaixo de cozinha no estilo de marcenaria vintage, o puxador trouxe funcionalidade ao cômodo. O elemento foi escolhido em formato de concha arredondado, evidenciando charme aos armários.

Bruno Cardi Cozinha clássica com puxadores em metal

Siga a Like Magazine no Instagram.

LEIA TAMBÉM:

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *