Decoração

Brinquedoteca em casa: dicas para montar um espaço criativo

Estimular o lado lúdico da criança faz bem para o desenvolvimento das habilidades intelectuais e cognitivas. E uma das formas para propiciar isso é ter uma brinquedoteca em casa. Ou seja, um espaço para os pequenos exercitarem toda a criatividade e o livre brincar (além de deixar o restante da casa organizada).

Você pode optar por criar a brinquedoteca em algum outro cômodo do lar, ou até mesmo dentro do quartinho da criança. Desde que tenha os elementos necessários, as crianças vão amar e a diversão será garantida!

Para te ajudar nessa empreitada, separamos algumas dicas de como montar uma bonita e funcional brinquedoteca. Confira!

Diariamente a Like Magazine está no Spotify. Ouça aqui.

Planeje o local

Primeiramente, a organização deve ser um dos principais fatores. Não é porque será um ambiente para brincadeiras que precisa ser desorganizado. Portanto, não deve ser o local da bagunça e a ordem aqui representa estabelecer limites e lugares para as coisinhas dos pequenos.

Aposte nas prateleiras, nichos, gavetas e cestos para receber os brinquedos. Outro detalhe é que esses elementos devem estar à altura da criança para que ela possa achar os objetos sem ajuda e assim, exercitar também a autonomia. Embora seja bom que a organização exista, não esqueça que será o espaço especial da criança. Portanto, vale também deixar que ela arrume os brinquedos como achar melhor.

Crie um espaço lúdico

O local deve ser pensado exclusivamente para atender às necessidades dos pequenos. Então, nada mais justo que seja elaborado para chamar a atenção deles. Insira na brinquedoteca os brinquedos apropriados para cada idade, sejam bichinhos de pelúcia, carrinhos, bonecas, jogos, livros, lápis de cor, ou outros itens.

Você também pode incrementar o espaço com uma mesa de atividades – as crianças, muitas vezes, ficam concentradas sentadinhas brincando. Não esqueça de pôr uma lousa ou uma parede para rabiscar com giz.

Escolha das cores

Na apresentação das paredes você pode usar um papel de parede temático, ou até mesmo apostar nas cores claras para a pintura, pois os brinquedos e os elementos decorativos já cumprem o papel de trazer cor ao cômodo.

Brinquedoteca confortável

Além das cores e brinquedos, a brinquedoteca em casa precisa transmitir a sensação de aconchego. Em resumo, coloque um tapete de EVA ou outro que seja fofo, desde que seja fácil a limpeza. Tenha também almofadas, e para promover ainda mais o conforto da criança, vale até colocar a caminha da soneca ou uma barraquinha.

Outro detalhe importante é pensar na iluminação. Se possível, que o ambiente tenha iluminação natural, pelo menos uma janela. Se não, crie uma atmosfera confortável com luzes artificiais, como luz indireta com pendentes. Assim, a harmonia estará garantida.

Segurança

Algo muito importante que deve ser priorizado é a segurança no ambiente. Sendo assim, não esqueça de proteger as tomadas – com protetores especiais ou colocando móveis na frente. Também deve-se prestar atenção às quinas dos móveis. Invista naqueles com as quinas arredondadas. Isso evitará que as crianças se machuquem.

Gostou das dicas? Então exerça sua criatividade para criar uma linda e funcional brinquedoteca.

Para ficar por dentro das novidades, siga a Like Magazine no Instagram.

Confira outras matérias relacionadas às criancas:
Dicas de lancheira para seu filho; Ouça o Like 103.3
Lugar de criança também é na cozinha? Ouça o Like 103.3
Como ajudar as crianças a usarem o celular com consciência? Ouça o Like 103.3

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *