O aproveitamento inteligente dos espaços deixou de ser apenas um diferencial nos projetos de interiores, tornando-se uma demanda essencial, principalmente em residências. Segundo a arquiteta Rosangela Pena, essa necessidade é percebida tanto em imóveis compactos, onde otimizar o espaço é indispensável, quanto em plantas maiores, em que os moradores buscam multifuncionalidade e conforto.
Dessa forma, optar por ambientes multifuncionais em apartamentos pequenos facilita o dia a dia e oferece mais opções de armazenamento. Já em lares com layouts amplos, o objetivo é aproveitar melhor cada ambiente para maximizar o bem-estar dos moradores. Para Rosangela, os projetos devem considerar o desenvolvimento personalizado ou móveis que atendam à proposta de unir versatilidade e design inovador.
Ouça o podcast da Like Magazine no Spotify
Aproveitamento de espaços residenciais
Para atingir esse equilíbrio, o planejamento cuidadoso é indispensável, e muitas vezes, soluções simples podem transformar um espaço de forma surpreendente. Rosangela sugere cinco ideias criativas implementadas em seus projetos.
1 – Dupla função para a escada
Para o projeto deste quarto pequeno, o espaço limitado não foi obstáculo para criar uma decoração funcional. Por meio do uso da marcenaria, a arquiteta projetou uma cama elevada com uma escadinha divertida, que serve como solução dupla: além de facilitar o acesso à cama, os degraus se transformaram em gavetas para organizar brinquedos, e os nichos laterais complementam a arrumação, tornando o espaço prático e aconchegante. Além disso, foram fixados ganchos na base e no teto, e de forma trançada promovem a segurança na lateral da cama e da escada.
- Se você gosta dos conteúdos, então cadastre seu e-mail para receber as novidades na Like Magazine
2 – Espaço para refeições rápidas
Em uma cozinha planejada para otimizar cada centímetro, Rosangela apostou em um canto alemão junto a uma pequena mesa, criando um espaço perfeito para refeições rápidas sem a necessidade de deslocamento para a sala de jantar. Integrado ao ambiente de forma harmônica, o espaço permite que os moradores compartilhem momentos de forma prática e agradável. “Além da facilidade, temos também o intuito de trazer uma arquitetura de interiores sempre integrativa entre os habitantes da casa”, afirma.
3 – Cristaleira embaixo da escada
Na reforma de um duplex, Rosangela aproveitou o vão da escada de forma criativa para acomodar uma cristaleira. Esse espaço normalmente não é utilizado em projetos, mas já mostramos por aqui que, com criatividade, é possível implementar diferentes ideias debaixo da escada. Assim, a arquiteta criou um local discreto e funcional para guardar taças e acessórios de degustação de vinhos, mantendo a harmonia com a adega climatizada na sala de jantar.
4 – Efeito mimetizado com ripado
Uma solução elegante e funcional foi aplicada em um projeto onde o armário e a porta do lavabo foram mimetizados pelo uso de painéis ripados. Essa técnica não apenas disfarça elementos, mas também confere ao ambiente um visual clean e sofisticado. Portanto, essa é uma opção para garantir praticidade e organização sem comprometer o design.
5 – Despensa planejada
Embora tenha perdido espaço em muitos projetos modernos, a despensa continua sendo a solução ideal para organizar mantimentos e eletrodomésticos menos utilizados. Nessa cozinha com layout em ‘L’, Rosangela aproveitou um pequeno recuo para criar uma despensa embutida, com acesso prático e discreto próximo ao fogão, deixando os armários principais para outros itens essenciais.
Já segue a Like Magazine no Instagram? Aproveite e nos acompanhe por lá também