Decoração

8 ideias para se inspirar e ter uma cabeceira charmosa

Por mais que a cabeceira da cama tenha a função de proteção para a cabeça do indivíduo enquanto dorme, é inegável que também tem um grande apelo estético, podendo fazer toda a diferença na decoração do quarto, de forma charmosa. E por ser esse o local onde se busca o relaxamento depois de um dia inteiro de trabalho e outros afazeres, é necessário que a cabeceira invoque conforto.

Porém, além do aconchego proporcionado pela escolha dos materiais, a cabeceira também deve evidenciar a personalidade dos moradores da casa. E para isso, você deve escolher com cuidado, após uma boa pesquisa para saber o estilo que mais gosta.

Para ajudar na definição de uma cabeceira charmosa, as arquitetas Vanessa Paiva e Claudia Passarini – do escritório Paiva e Passarini Arquitetura –, sugerem algumas ideias inspiradoras, e prestar atenção em alguns detalhes.

Já escutou a Like Magazine no Spotify?

Tenha uma cabeceira original

São inúmeras as combinações possíveis de cabeceira para complementar a cama, tanto em materiais como em cores, proporcionando uma décor, clássica, sofisticada, despojada, moderna, entre outras opções. Sendo a cabeceira um elemento fundamental para trazer conforto ao dormitório, invista naquela que te chama atenção pelo estilo decorativo e te dê a sensação de bem-estar.

Atenção com a escolha dos materiais

Desde a cabeceira em MDF até as com estrutura em tecido, há diferentes formas de deixar o projeto do quarto elegante, bonito e com a sua identidade. “Nós amamos evidenciar o match perfeito que faz da cabeceira, naquele projeto, uma peça essencialmente única e integrada com nossa proposta de décor”, destacam as arquitetas. Dessa forma, pesquise e ouça a opinião de profissionais da área.

Combine madeira e tecido

A madeira ripada tem sido uma opção moderna nos projetos de interiores. Por ser um elemento natural, proporciona harmonia e acolhimento. Neste projeto (esquerda), as profissionais combinaram a madeira ripada com tecido, cobrindo quase toda a parede, por exemplo, enquanto a cabeceira (em estofado e espessura de até 4 cm) ganhou cor azul, resultando numa delicada composição.

Nessa versão da madeira ripada menor (à direita), combinada com as cores claras do cômodo, a décor ganhou amplitude e elegância.

Use materiais autênticos e naturais

Já faz algum tempo que a palhinha e suas tramas retornaram aos projetos e decoração de ambientes. E no quarto não é diferente, o material traz graciosidade, uma atmosfera romântica, além de uma bonita ambientação.

Nos projetos abaixo, por exemplo, as arquitetas reforçaram a décor aconchegante. Na esquerda, a parede é revestida em linho. No ambiente à direita, a palhinha complementa a cabeceira almofadada. Os tons em rosa garantem delicadeza.

Moldura clássica

Embora haja muitos formatos modernos, há quem prefira modelos mais clássicos. Nessa cama tradicional, a cabeceira já faz parte do móvel, e conta com uma estética sofisticada, destacando-a no dormitório.

Formatos inovadores

Quando se fala em cabeceira, não é difícil pensar numa cama de casal. No entanto, as camas de solteiro também as têm e merecem atenção especial. E nesse caso, muitos projetos têm apostado na cabeceira no formato em “L”.

Nesses projetos, a primeira (esquerda) foi criada com uma estrutura em madeira revestida com estofado verde musgo. Já no quarto rosa, a estrutura em madeira foi utilizada ao redor de toda a cama, trazendo mais proteção para a menina, lembrando uma casinha de boneca.

Ao seguir as dicas das profissionais, certamente você poderá escolher sua cabeceira com mais clareza. Conta pra gente, qual seu estilo favorito de cabeceira?

No Instagram da Like Magazine você fica sabendo das tendências e novidades. Confira.

4 dicas para deixar a casa mais aconchegante no outono
Como escolher as cores certas para a casa

Ana Paula Figueiredo

Jornalista formada pela Unisinos, pós-graduada em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais pela UniRitter. Atua desde 2007, com experiência em redação impressa de jornal e revistas, produção de conteúdos segmentados de branded content, e cobertura de feiras na área de design, decoração e arquitetura, como CASACOR, Mostra EliteDesign e Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil). Fascinada por literatura, filmes, séries, gatos, café e escrita.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *